Dois dos maiores hospitais de Londrina estão atendendo acima de sua capacidade normal neste final de semana. Na tarde deste domingo (26), a taxa de ocupação dos leitos de UTI atingiu 98% no Hospital Universitário (HU) e 105%, na Santa Casa. As enfermarias de pronto-socorro também apresentaram sobrecarga. O aumento da demanda é atribuído à suspensão de atendimento no pronto-socorro do Hospital Evangélico que está fechado desde a última quarta-feira (22) após o registro da morte de um paciente com Covid-19.

“O HU está lotado, pois o número de pacientes encaminhados para o hospital triplicou nas últimas 48 horas”, afirma a superintendente do hospital, Vivian Feijó. Segundo ela, neste final semana foram atendidos 156 pacientes, enquanto a média diária é de 60. "Chegamos a atingir um índice de 98% de ocupação dos leitos de UTI e 115% das enfermarias do pronto socorro. Pela primeira vez desde o início da pandemia houve sobrecarga da estrutura física, com pacientes recebendo atendimento nos corredores”, detalha.

Ela alerta que além da sobrecarga de trabalho, a superlotação coloca em risco a segurança dos pacientes e da equipe de atendimento do hospital. “O HU atende a rede de urgência e emergência e também o fluxo das doenças respiratórias como referência ao atendimento da pandemia. Estamos sobrecarregados e não podemos correr o risco de sofrer um surto de Covid-19, para evitar isso precisamos proteger os pacientes não contaminados e também os nossos colaboradores”, enfatiza.

A superintendente salienta que para conter o aumento da demanda de pacientes é necessária uma intervenção imediata das autoridades para que seja retomada a prestação de serviço entre os três hospitais e a rede de urgência e emergência. “Lembrando que atendemos 96 municípios e parar o HU seria um transtorno difícil de ser administrado”, ressalta.

A reportagem da FOLHA tentou contato com Felippe Machado, secretário municipal de Saúde, mas não obteve retorno.

SANTA CASA

A Santa Casa de Londrina está com todos os 18 leitos de UTI e 87 leitos de enfermaria de pronto-socorro com atendimento destinado ao SUS ocupados. Conforme dados divulgados pela assessoria de imprensa do hospital, o índice de ocupação registrado na tarde de domingo (26) foi de 105%, na UTI, e 109%, no pronto-socorro. De acordo com a entidade, nos casos de superlotação, os pacientes são acomodados em macas do Samu ou leitos convencionais originalmente destinados a pacientes com convênios ou atendimentos particulares.

Segundo dados da Secretariai Municipal de Saúde divulgados neste domingo, a taxa de ocupação dos leitos SUS e privados nos hospitais de Londrina é de 46% para enfermaria e 63% para UTI adulto e 56% para UTI pediátrica. Entre os leitos exclusivos para tratamento da Covid-19, as taxas de ocupação estão em 60% nos leitos de enfermaria, 53% nos leitos de UTI adulto e 21% na UTI pediátrica.

Em transmissão ao vivo nas redes sociais na noite deste domingo, o prefeito Marcelo Belinati disse que a situação de um único hospital não mostra a realidade de todo o município e região. "Se somar todos os leitos para tratamento de Covid-19, não chega a 30% (a taxa de ocupação). Tivemos uma ampliação de 140 leitos de UTI", destacou o prefeito.

Imagem ilustrativa da imagem Hospitais de Londrina enfrentam superlotação
| Foto: Fotos: Gustavo Carneiro

PS do Hospital Evangélico
deve reabrir amanhã (27)

O atendimento no pronto socorro do Hospital Evangélico deve ser retomado nesta segunda-feira (27), à tarde. De acordo com a assessoria de imprensa da entidade, a confirmação da reabertura será feita na segunda de manhã. O local encontra-se fechado desde a última quarta-feira (22), para evitar o risco de um contágio em massa de Covid-19 após a morte de um paciente com diagnóstico confirmado da doença.