Hospedagem é desafio para o País
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 25 de abril de 2012
Rubens Chueire Jr. <br> <br> Equipe da Folha 
Curitiba - Os grandes eventos programados para o Brasil nos próximos anos, como as copas das Confederações (2013) e do Mundo (2014) e os Jogos Olímpicos (2016), representam um desafio para o País, em particular no setor de hospedagem nas capitais e regiões metropolitanas. Uma pesquisa divulgada ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fez um levantamento do número de estabelecimentos e leitos disponíveis nas principais localidades do País.
A Pesquisa de Serviços de Hospedagem (PSH) aponta para um total de 327.678 unidades habitacionais (apartamentos), 7.479 estabelecimentos de hospedagem (hotéis, pousadas, pensões etc), 258.321 leitos, com capacidade de atender 741.303 hóspedes.
A Grande Curitiba tem o menor número de estabelecimentos de hospedagem entre as dez principais regiões metropolitanas do País: 358. Entretanto, no total de unidades habitacionais (16.061), quantidade de leitos (16.125) e capacidade de hospedagem (35.689), o panorama muda. A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) ultrapassa as grandes regiões de Recife, Fortaleza, Florianópolis (três capitais essencialmente turísticas) e Porto Alegre na quantidade de unidades habitacionais; e supera Recife, Fortaleza e Porto Alegre na capacidade total de hóspedes.
Segundo o chefe da unidade do IBGE no Paraná, Sinval Dias dos Santos, a PSH divulgada ontem deve servir de amostragem para que as autoridades possam prever o que é necessário para atender a demanda dos visitantes que chegarão ao País a partir do próximo ano. ''Fizemos este mapeamento e os governos poderão usar estes dados oficiais para estabelecerem metas de hospedagem para os grandes eventos no Brasil, como comportar uma grande quantidade de pesoas'', informou.
Boa perspectiva
Na avaliação do presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), seccional Paraná, Henrique Lenz César Filho, a quantidade de leitos disponíveis em Curitiba (11.256) é mais do que suficiente para receber os quatro jogos da Copa de 2014. ''Vamos torcer para que venha uma seleção de grande porte para Curitiba, desta maneira a quantidade de visitantes será ainda maior. No momento, os leitos disponíveis são suficientes para os grandes eventos. Pode haver superlotação, mas nesse caso, os estabelecimentos da região metropolitana darão conta'', garantiu.
Ele ainda destacou que atualmente os hotéis da capital estão com apenas 40% de ocupação. ''Curitiba é uma cidade de turismo de negócios e, como passamos por um período de férias, o movimento caiu vertiginosamente. Aos poucos, nos próximos meses devemos ter uma recuperação'', completou.



