A enquete formulada pelo perfil de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em seu perfil no Twitter sobre o retorno do horário de verão tem caráter "indicativo", segundo a assessoria do presidente eleito. Em outras palavras, não será o único fator a ser levado em conta para que Lula decida decretar ou não a volta da medida, que foi extinta no governo de Jair Bolsonaro (PL). O tema ainda será submetido a técnicos que avaliarão se vale a pena o retorno.

Lula iniciou uma consulta no fim da tarde de segunda-feira (7) sobre o assunto. Até o final da tarde desta de terça (8), haviam votado mais de 2,3 milhões de pessoas, com placar de 66% pela volta do horário de verão e 34% contrários.

A questão dos dias "mais compridos" é justamente a motivação para a estagiária Bianca Cunha, 20, ser contrária à volta deste horário. “Logo às 5h da manhã já está muito sol, e traz aquela longa sensação de dia infinito”, analisou. O calor excessivo foi outro ponto negativo apontado por Cunha.

Para o estudante de psicologia Felipe Mangabeira Gonçalves, 21, o horário de verão é particularmente bom, pelos dias "terminarem mais tarde" "Mas acho que é uma tentativa bem fraca de economia de energia”, opinou.

José Ailton Inglês Galvão, 63, que trabalha com instalação de móveis, também é contra o horário de verão. "Com o escurecer a partir das 18h e sem dias longuíssimos e sem muito sol, é bem mais tranquilo”, finalizou.

Embora sem caráter científico, esse método de consultas on-line poderá ser adotado com frequência por Lula durante seu mandato para obter sinalizações da opinião pública a respeito de determinados temas.(Com Folhapress)

Estagiária sob supervisão de Fernando Rocha Faro/Editor


---

Receba nossas notícias direto no seu celular! Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link.