São Paulo-Boa parte dos postos do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) em São Paulo passou a atender o público em horário ampliado ontem. Agora, 93 agências vão funcionar das 8 horas às 18 horas, e não mais apenas até as 14 horas. Mas os segurados continuam enfrentando os mesmos problemas: filas enormes durante a madrugada e distribuição de senhas para limitar o atendimento.
Os novos horários foram criados para minimizar o problema das filas. A idéia do ministro da Previdência Social, Nelson Machado, era evitar que as pessoas tivessem de dormir na porta das unidades. Contudo, isso não mudou, e em alguns postos quem não acordou cedo demorou mais de oito horas para ser atendido.
O metalúrgico José Edgar Reis da Silva, 42 anos, chegou à agência da Rua Santa Marina, na Zona Oeste, às 7 horas e só conseguiu ser atendido às 15h30. ''Não adianta mudar o horário de funcionamento, pois não há servidores suficientes. Por causa disso, tem poucos guichês atendendo'', disse ele, que esperava o resultado de uma perícia médica. A situação das filas também não mudou no posto de Pinheiros, também na Zona Oeste. Centenas de segurados aguardavam a abertura do posto ontem, por volta das 7 horas.
Questionado sobre a distribuição dos números, o superintendente estadual do INSS, Antônio Carlos Lima, disse que o problema será corrigido em breve.
No Paraná, poucas agências do INSS cumpriram a resolução que determina o funcionamento das 7 às 19 horas, com o horário de atendimento ao público fixado das 8 às 18 horas. Das cinco gerências executivas do INSS no Estado, apenas a de Ponta Grossa informou que todas as suas agências (10, na área central do Paraná) fariam atendimentos no novo horário.
Em Londrina, a resolução não será cumprida integralmente. Na agência Shangri-Lá, os segurados serão atendidos até as 17 horas. Na agência Centro, devido à reforma no local e ao número de servidores em férias, o horário de atendimento ao público será até as 15 horas por enquanto. Nas outras agências da região, o atendimento será prestado até as 16 horas, exceto em Bandeirantes, onde continua valendo o horário até 14 horas.(A.E. e Reportagem Local)

mockup