Um homem de 39 anos que dizia ser delegado do Gaeco (Grupo de Atuação Especial no Combate ao Crime Organizado) foi preso na região central de Londrina, na tarde desta quinta-feira (6). Ex-policial militar no Ceará, o homem é acusado de ter se apropriado do veículo de uma moradora de Londrina em troca de suposto favorecimento em um processo judicial. Com ele, foram apreendidas uma pistola calibre 9 milímetros e máscaras que pertenceriam ao grupo de promotores e delegados do Ministério Público do Paraná. Por enquanto, apenas uma vítima procurou o MPPR para relatar a situação.

"A vítima diz que ele afirmou que teria alguma forma de resolver essa pendência judicial. Se ela pagasse uma quantia em dinheiro, ele resolveria. Se não pagasse, ele ameaçou piorar a situação. Com medo, ela acabou entregando um veículo HB20 de R$ 40 mil", explicou o coordenador do Gaeco em Londrina, Jorge Barreto.

Imagem ilustrativa da imagem Homem é preso após aplicar golpes dizendo ser delegado do Gaeco
| Foto: Divulgação

O suposto golpista apresentou um endereço na rua Antônio Pisicchio, bairro Gleba Palhano, como sendo o da sua residência. No entanto, teria utilizado uma imobiliária localizada na avenida Higienópolis como "fachada" para facilitar o cometimento do golpe.

O Gaeco de Londrina ainda não conseguiu apurar por quanto tempo o homem atuou como policial militar em Fortaleza (CE) e o motivo que o fez deixar a corporação. No entanto, também foi identificado o cometimento do crime de apropriação indébita pelo indivíduo. Porém, ele não chegou a ser preso.

"O estelionatário tem um poder de convencimento acima do normal, mas também a forma como ele se portava, usando uma pistola de forma ostensiva, aparentando ser um policial, obviamente a vítima ficou coagida", explicou.

O homem deverá responder por estelionato e usurpação de função pública. Entretanto, outros crimes estão sendo apurados. O Ministério Público de Londrina acredita que outras vítimas do golpista poderão procurar o órgão após a divulgação da prisão.