Histórias da Folha
Agosto, mês de desgosto. É um dito popular, que pode ser completado por um versinho: Agosto, mês de má-ventura; mal começa o dia, vem a longa noite escura.
Em muitas regiões do País, quando o tempo corre normalmente, agosto é sombrio, nem fim de inverno, nem começo de primavera. As queimadas no campo, como neste recém-findo agosto, e ainda agora (tem gente que ainda queima palha de trigo e renova pasto com fogo), lançam cinza e carvão a grandes distâncias, o ar cheira a capim queimado, enche-se de fumaça. Mês sombrio, quando costumam acontecer coisas como o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, e a morte de Carmem Miranda, em 55.
A Folha, naquela época, muitas vezes varava as noites, vigilante. Assim foi que, no dia 6 de agosto de 55, pôde publicar notícia procedente dos Estados Unidos na madrugada do mesmo dia: Morte súbita de Carmem Miranda. A cantora e atriz morrera de infarto, em um hospital de São Francisco, Califórnia. Ela fazia sucesso internacional e popularizara, ao aparecer em filme de Walt Disney, a caricatura da mulher latino-americana - uma baiana com um turbante grande recheado de imitações de frutas tropicais; saia rodada, grandes brincos, muito pintada. Do conjunto destacavam-se, além do turbante e da saia, os lábios vermelhos de batom.
Carmem fora considerada até embaixatriz brasileira em toda parte. Sua irmã, Aurora, ligou dos Estados Unidos, para informar à família a morte da artista. A notícia chegou às emissoras de rádio, agências de notícias, e a Folha, corujando de madrugada, captou a informação. Resultado: noticiou a morte de Carmem Miranda no mesmo dia em que ela ocorreu.
Tiroteio
No dia 9, outra tragédia de agosto, desta vez bem mais próxima: em Rolândia, o candidato a prefeito, Antenor Ferri, do PSP, troca tiros com o deputado Pedro Liberti, do PTB. O candidato morre na hora, o deputado é internado em estado grave, mas escapa. Sobra bala também para o tesoureiro da Prefeitura, José da Costa Fontes, que não participa da briga. Fontes sofre ferimentos leves.
A briga começou porque candidato e deputado haviam se xingado antes, usando o rádio. Estranho que testemunhas afirmam não saber quem atirou em quem. O candidato a prefeito é acusado por uma testemunha de ter atirado primeiro, mas a polícia não encontra a arma de fogo que teria sido usada por ele. Mistério: quem puxou a briga?
Satélite
Não existia ainda satélite artificial. A Folha conta, dia 17 de agosto/55, que está sendo planejado o primeiro satélite artificial da Terra. O satélite, pequeno, levará 18 quilos de instrumentos, entre eles aparelhos para gravação automática e transmissão de dados à base. O projeto está ainda em sua fase preliminar. Vê-se, então, que o jornal acompanha as aventuras do Homem rumo às estrelas desde antes da chamada Era Espacial.
Rodovia asfaltada
No dia 16, conforme a Folha relata em 18/8, é inaugurada a pavimentação asfáltica entre Cambé e Rolândia. Mais de 40 quilômetros de estrada, o trecho contínuo mais longo de rodovia asfaltada inaugurado de uma vez, até então, no Paraná, como observa o diretor do DER, Plínio da Costa Corrêa, ao discursar. Entre os presentes, autoridades locais de Cambé, Rolândia e Arapongas; o secretário da Fazenda do Estado, José Hosken de Novaes (como prefeito de Londrina, Hosken viria depois a construir a estação de tratamento de esgoto da cidade e a criar o Sercomtel, hoje a Sercomtel). Está presente também, como em todos os acontecimentos importantes da região, João Milanez, diretor da Folha. O diretor do DER lembra, na oportunidade, que as primeiras experiências com asfalto no Norte do Estado foram iniciadas em 1949.
Cédula única
É ano de eleição em todos os níveis. O jornal noticia uma inovação: é aprovada a cédula única, que vem substituir as cédulas individuais dos candidatos. Estas cédulas facilitam o trabalho de boca-de-urna: na boca, os cabos-eleitorais entregam aos eleitores as cédulas de seus candidatos. É só botar na urna. Assim funciona o famoso curral eleitoral.Arquivo FolhaModeloCarmem tornou-se estereótipo da mulher latino-americana. Morreu em agostoJota Oliveira





