Herbert Vianna deve ter alta hospitalar hoje
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 19 de março de 2001
Raphael Gomide Agência FolhaDo Rio de Janeiro
O cantor e compositor Herbert Vianna, 39 anos, recebe alta e volta para casa hoje pela manhã, depois de 45 dias de internação. Ele aparecerá pela primeira vez em público após ter sofrido um acidente de ultraleve em Mangaratiba (a 60 km do Rio), no dia 4 de fevereiro. A jornalista inglesa Lucy Needham, 36, sua mulher, morreu na queda.
Foi constatada uma contusão na medula de Herbert e ele está paraplégico. O cantor tem 50% de chances de voltar a andar em cerca de um ano, segundo avaliação do neurocirurgião Paulo Niemeyer Filho. O diagnóstico definitivo só poderá ser dado ao fim desse período.
O músico sofreu um corte profundo na cabeça, traumatismo craniano e esteve em coma por 20 dias. Quando foi internado, seu grau de consciência era 4 na escala Glasgow - que varia de 3 (morte cerebral) a 15 (normal). No período de sua internação ele foi submetido a quatro cirurgias.
Segundo Niemeyer, o cantor não está mais tomando medicação e progrediu muito nos últimos dez dias, está ótimo, falando bem e com coerência. O nível de consciência do cantor, segundo o médico, ainda não está inteiramente normal, mas é praticamente 15.
Herbert terá em sua casa acompanhamento de enfermeiros em tempo integral e a visita diária de uma equipe de clínicos. Segundo o neurocirurgião, as visitas médicas irão dimunuir com o tempo, de acordo com a recuperação do cantor.
O líder da banda Paralamas do Sucesso perguntou ontem quando sairia do hospital. Ele já falou sobre a mulher, mas ainda não sabe que ela morreu.
De acordo com o neurocirurgião, o músico fica muito bem quando tem estímulo. Citou como exemplo as visitas de familiares e a do ex-piloto Emerson Fittipaldi. Ele os reconheceu, ficou animado e disparou a falar, fazer piadas, disse o médico.
