Salvador, 14 (AE) - O Hemocentro da Bahia (Hemoba) garantiu hoje que os lotes de hemácias e plaquetas enviadas para a produção de albumina em Pernambuco não estavam contaminadas. "Fizemos exames e testes para identificar os vírus HIV I e II, hepatites B e C, sífilis, doença de Chagas e HTLB (que pode causar leucemia), nenhum deu positivo", disse o diretor do Hemoba, Aurelino Santana.
Os técnicos do hemocentro passaram a manhã de hoje fazendo um levantamento de todo o sangue distribuído entre 97 e 98 pelo centro. Foram enviados para Pernambuco 1.046 bolsas até outubro de 97. "Temos registrado tudo sobre esse material e a qualidade dele é garantida", reforçou Santana, informando já ter solicitado ao Hemocentro de Pernambuco (Hemope) informar quais foram as bolsas enviadas pelo centro baiano que entraram na mistura para a fabricação da albumina suspeita de contaminação.
Para produzir a albumina, o Hemope junta o plasma enviado por vários estados, realizando exames de qualidade somente depois da fabricação do produto. Santana acha que não será difícil identificar a origem do sangue contaminado. "É só verificar quem enviou a matéria-prima usada na produção da albumina e pedir ao hemocentros que verifiquem a qualidade do material distribuído."

mockup