Brasília - O ministro das Comunicações, Hélio Costa, decidiu revogar ontem a autorização concedida na última segunda-feira para mais uma retransmissora de TV à Igreja Renascer em Cristo.
A autorização, em caráter precário, havia sido aprovada em favor da Ivanov Comunicação e Participações Ltda. (empresa registrada no mesmo endereço da sede administrativa da igreja) a retransmitir em Vila Velha (ES) os sinais gerados pela Fundação Evangélica Trindade, concessionária do canal 53 em São Paulo (da igreja Renascer).
O ministro, que voltou de férias na segunda-feira, dia em que a autorização da retransmissora foi publicada no Diário, admitiu que foi alertado terça-feira de que a Ivanov era ligada à Renascer - cujos líderes, Sônia Haddad Hernandes e Estevan Hernandes, foram detidos no início do mês, nos Estados Unidos, acusados de entrada ilegal de dinheiro e falso depoimento.
No Brasil, o qual vem pedindo pela extradição do casal, Sônia e Estevam são acusados de lavagem de dinheiro, falsidade ideológica e estelionato.
Segundo Costa, a decisão de revogar a autorização foi tomada a fim de ''zelar pelo bem público'', uma vez que ''a Fundação está sob suspeita''.
Ele explicou que o processo da Ivanov atendeu aos procedimentos legais previstos na legislação, inclusive com realização de consulta pública, mas disse que seria melhor revogar a autorização enquanto as denúncias são apuradas. ''Normalmente fazemos um procedimento de consulta interna de quem é que está pedindo. Mas, infelizmente, são 40 mil processos no ministério. Cada dia fica mais difícil entrar no detalhe, e saber rigorosamente o que tem por trás de qualquer coisa'', admitiu Costa.
A portaria cancelando a autorização chegou a ser encaminhada na terça-feira para o Diário Oficial da União, mas a sua publicação, segundo Costa, ficou para hoje. A Ivanov possui no Ministério das Comunicações outros três pedidos de autorização para retransmissão de TV - em Divinópolis (MG), Limeira e Ribeirão Preto (SP).

mockup