Hantavirose pode ter feito mais uma vítima
PUBLICAÇÃO
sexta-feira, 11 de junho de 2004
Agência Folha 
São Paulo - Um comerciante de 64 anos pode ser a quarta vítima de hantavirose no Distrito Federal. Gilberto Alves de Souza morreu na madrugada de anteontem, no Hospital Regional da Asa Norte, com os mesmos sintomas que há menos de um mês vitimaram outras três pessoas: febre alta, dores no corpo e insuficiência respiratória. As informações são da Agência Brasil.
Souza também era morador de São Sebastião, cidade localizada no entorno de Brasília que concentra grande quantidade de ratos silvestres, transmissores da hantavirose.
Desde anteontem, equipes da Secretaria da Saúde do Distrito Federal, do Instituto Adolfo Lutz de São Paulo e do Ministério da Saúde estão acampadas na cidade para capturar ratos. No primeiro dia, de um total de 320 arapucas armadas, 156 apreenderam roedores.
O sangue e as vísceras dos animais serão analisados para que seja detectado o tipo de vírus e hospedeiro que estão assustando a população de São Sebastião e as autoridades de saúde. O sangue de Souza também será encaminhado para que um teste sorológico confirme a causa da morte.


