Cerca de 15 mil pessoas participaram neste domingo (24) da 10ª edição do Hallel Londrina, segundo a organização. O evento, que começou às 9h da manhã, tinha encerramento previsto para 22h30, no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Segundo os organizadores, pelo menos 50 caravanas do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso do Sul vieram para aproveitar a programação. Ao longo do dia, o público conferiu palestras, testemunhos de fé, momentos de louvor e adoração e atrações musicais.

Na missa de abertura, o arcebispo de Londrina, Dom Geremias Steinmetz transmitiu mensagens de amor e paz, pelo fim da violência e da intolerância. "A lógica de Deus é a lógica do amor. É a lógica, acima de tudo, da tolerância e da aceitação do outro. É uma lógica que exige muito das pessoas e a gente quer contribuir cada vez mais para que nós tenhamos uma sociedade menos violenta, menos intolerante e menos pecadora em que irmão mata irmão. Isso é um grito do Hallel neste dia em que a igreja celebra a não violência", destacou.

Após a celebração, os participantes seguiram para os estandes para acompanhar as atrações realizadas de forma simultânea. A estudante Emily Dutra, 19, já havia participado do evento em 2014 e veio de Cambé acompanhada da irmã Camili Dutra, 15. "A gente sempre sai com as melhores expectativas. Aqui os jovens podem conhecer melhor a igreja e se aprofundar mais no Evangelho", comentou Emily.

A primeira edição do Hallel Londrina foi realizada em 2004 e mobilizou mais de 100 mil pessoas no Parque de Exposições Ney Braga. O evento, tradicional entre os católicos, não foi promovido nos últimos três anos. Eduardo Yamaoka, um dos organizadores, ressaltou que a equipe foi reestruturada para a criação da Associação Hallel. Agora, além do evento anual, uma série de atividades está programada para promover a evangelização.

"É uma alegria para nós a retomada do Hallel. O nosso objetivo é que o evento faça parte do calendário oficial da cidade e se torne um atrativo para a região", afirmou. Cerca de 30 pessoas participam da associação. Durante o ano, o grupo pretende auxiliar creches de Londrina, organizar acampamentos e ainda um festival de música católica.

O Hallel, hoje realizado em mais de 30 cidades do país, foi idealizado por Maria Theodora Silveira. Aos 85 anos, ela fez questão de participar da edição do evento em Londrina e contou que a proposta foi criada em comemoração aos dez anos da Renovação Carismática.

Na primeira edição, em Franca (SP), apenas 20 pessoas ajudaram na organização e a própria família foi envolvida na construção do palco para as apresentações. Outras 31 edições já foram realizadas na cidade. A inspiração para promover o Hallel, segundo ela, veio do festival Rock in Rio. "Pensamos que os mesmos jovens reunidos lá poderiam receber essa mensagem de paz, amor, alegria e sentido para a vida", explicou. Hoje mais de 4.700 pessoas estão na equipe de organização.

"Quando olho essas pessoas, sinto que há sede de Deus. O grande problema é que as pessoas não se sentem amadas hoje, nem por Deus nem por elas mesmas. Quando a pessoa se sente amada, primeiro por Deus, o resto todo acontece", concluiu Silveira.

A dona de casa Luzia Salles soube do evento e combinou com a família. "Admirei que muitos jovens participam mesmo. Falam por aí que eles estão afastados de Deus e da igreja, mas acho que, na verdade, faltam mais eventos assim", avaliou. "É muito bom participar, partilhar, acolher e conversar com as pessoas das outras comunidades", comentou o entregador de móveis, Fernando Pires de Souza. "Os jovens precisam participar mesmo, conhecer mais e se aproximar de Deus", reforçou o estudante Diogo Bezerra, 14, de Rolândia.

Durante a tarde, um dos momentos mais aguardados era a Happy Holy - Festa das Cores, com a presença dos DJ's católicos Léo Guimarães e Daniel Bassani. A comunidade católica Colo de Deus encerraria o evento com previsão para terminar às 22h30. A entrada era apenas 1 kg de alimento não perecível. A arrecadação será repassada a entidades de Londrina cadastradas junto a associação organizadora do Hallel.

mockup