Montecarlo, 18 (AE) - Campeão do ano passado do Masters Series de Montecarlo, Gustavo Kuerten vive um drama este ano, só declarado após sua eliminação na primeira rodada do torneio, para o eslovaco Karol Kucera por 2 sets a 1, parciais de 3/6, 6/0 e 6/2. Incapaz de impor o seu jogo, por causa de uma limitação nos movimentos, causado por uma inflamação nas costas - região lombar -, Guga disse que vem sofrendo há três meses, desde o ATP Tour do México, e agora não suporta mais as dores a ponto de pensar em parar de jogar por um mês, para garantir uma completa recuperação.
"Este problema nas costas vem me incomando há quase três meses, desde o torneio do México", disse Guga para espanto da imprensa internacional em Montecarlo. "Tem sido muito difícil para jogar com estas dores, por isso, provavelmente o próximo mês será um sacrifício para jogar, com esta inflamação na região lombar." Curiosamente Guga parece não saber ainda o grau de gravidade da contusão. Revelou não ter ciência sequer se é um caso de cirurgia "espero que não", disse. E afirmou que vai ainda procurar um médico para checar se há problemas com os discos vertebrais.
"Perdi um pouco dos meus movimentos normais", afirmou. "Estou com dificuldades para sacar e fazer a rotação", contou. "Não tenho mais a mesma potência dos golpes, pois uso o giro do corpo para dar esta força e não estou conseguindo fazer isso."
A base de remédios - Há aproximadamente um mês, Gustavo Kuerten disse ter feito exames que revelaram uma pequena degeneração e inflamação de disco. Revelou que as dores ora aparecem ora vão embora.
"Alguns dias tenho de tomar remédios várias vezes para suportar a dor", contou Guga em entrevista coletiva em Montecarlo. "Como eu parei de jogar por três ou quatro dias fiquei um pouco melhor, mas hoje quando acordei estava realmente muito mal", prosseguiu. "Não é nada divertido jogar assim".
Larri Passos - O técnico de Guga, Larri Passos, procurou tranquilizar e disse que não se trata de nada de grave com o tenista. Afirmou ainda que pretende continuar na Europa para fazer tratamento, pois disse que nos torneios há boas condições de atendimento e centro médico. Assim, não vê motivos para voltar ao Brasil e acredita que em pouco tempo o tenista estará em condições de disputar os torneios do circuito europeu. Na próxima semana, Guga estava inscrito para jogar em Barcelona, depois Roma e Hamburgo, antes de Roland Garros.

mockup