Santiago, 01 (AE) - Sem muitas dificuldades, diante de um adversário de poucos recursos técnicos, Gustavo Kuerten derrotou o búlgaro Orlin Stanoytchev por 2 sets a 0 (6/3 e 6/4) e garantiu sua classificação para as quartas-de-final do torneio de Santiago do Chile. Guga, 6º do ranking mundial, é o principal favorito ao título, ainda mais agora, que seu maior rival na competição, o chileno Marcelo Rios, caiu eliminado na primeira rodada, ao perder para o checo Bohdan Ulihrach por 6/4 e 7/6 (3).
Nas quartas-de-final, em jogo que provavelmente será realizado apenas sexta-feira, Guga terá mais um adversário de ranking baixo, o argentino Agustin Calleri, número 138 da lista de 52 semanas da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) e que para entrar no torneio de Santiago teve de passar pelo qualifying. Só que depois da decepção na semana passada, quando perdeu na segunda rodada do ATP Tour do México, para Juan Chela, também argentino saído do qualifying, o brasileiro está bem mais comedido e atento.
"Tenho de manter minha motivação, vibrar nos pontos e bater forte na bola para continuar vencendo", afirmou Guga. "Continuo, porém, errando um pouco, mas esse problema só com maior ritmo de jogo pode desaparecer."
Além da vitória, Guga também estava feliz com o fato de não ter sentido as dores nas costas, que o preocupavam tanto, na véspera do jogo. "Apliquei 12 aces e isso mostra que as costas estão melhores", disse. "Quase não senti dores." Feliz com as quartas-de-final, Guga aproveitou para dedicar a vitória à sua mãe, Alice, que fez aniversário hoje. "Ganhei em dois sets para não deixá-la nervosa", ironizou Guga. "Sei que costuma sofrer muito nos meus jogos."
Em sua sequência de bons resultados, o mineiro André Sá estreou com vitória no torneio de Delray Beach, Estados Unidos, ao superar o venezuelano Jimy Zimansky por 6/3 e 6/1. O brasileiro teria de enfrentar Vince Spadea, mas momentos antes da partida, abandonou o torneio com tendinite. Sá jogará amanhã contra o belga Xavier Malisse.