Lérida, Espanha, 02 (AE) - Nem torcida, nem favoritismo, valeu o bom desempenho. Com a convincente vitória de Gustavo Kuerten diante de Alex Corretja por 3 sets a 0 (6/3, 6/4 e 7/5), Brasil e Espanha terminaram em condições iguais o primeiro dia de jogos da Copa Davis de Tênis, depois de Fernando Meligeni ter perdido na partida de abertura para Carlos Moya por 3 a 1 (6/2, 6/7 (7/3), 6/0 e 6/4).

Em situação adversa, antes do início do confronto, este empate teve gosto de vitória para os brasileiros. E neste sábado
às 9h30 de Brasília, a equipe dirigida por Ricardo Acioly busca o segundo ponto, na partida de duplas, com Kuerten e Jaime Oncins contra Corretja e Albert Costa. Quem vencer estará apenas a um passo de garantir a classificação para as quartas-de-final da competição.
Com um jogo em que ele mesmo definiu como o melhor dos últimos tempos em sua carreira, Gustavo Kuerten manteve o Brasil na luta por uma vaga nas quartas-de-final. Guga jogou com incrível consistência. Pareceu bem mais amadurecido. Soube encontrar o momento certo de atacar e não arriscou tanto, como é de costume. Ele próprio reconheceu, depois da vitória, que está num bom momento. "Acho que esta é a melhor fase de minha carreira", afirmou Kuerten.
"Foi um dia em que tudo deu certo, utilizei todas as jogadas que venho apredendo e emocionalmente estive bem, sem perder o controle por nenhum momento." Há tempos que o jogo de Kuerten não andava tão eficiente. Não teve os costumeiros altos e baixos dos últimos tempos, fazendo o coração da torcida bater mais forte. Esteve seguro, preparou bem as jogadas com sua esquerda para definir a maioria dos pontos com uma consistente direita.
"Meus golpes funcionaram bem", entusiasmou-se Kuerten. "Abri bem a quadra com a esquerda para definir com a direita e acho que também saquei bem." Não houve exageros nestas declarações de Kuerten. A estatística do jogo mostrou que ele aplicou 6 aces, teve 59% de aproveitamento de primeiro serviço (um bom índice) e cometeu apenas uma dupla falta. "Para mim foi um grande dia", disse Guga. "Estive o tempo todo concentrado, joguei com inteligência e não reclamei de nada."
Diante da superiodade técnica de Guga, a torcida espanhola não se motivou a fazer muita festa. Aliás, nos dois jogos (também entre Moya e Meligeni) manteve-se tranquila, sem interferir muito no desempenho dos jogadores.
DUPLA - Invicta nos seis jogos (não consecutivos) que fizeram pela Copa Davis, Gustavo Kuerten e Jaime Oncins entram neste sábado na quadra no Tenis Clube de Lérida, com esperanças de colocar o Brasil em vantagem na Davis. Esta dupla venceu as seis partidas que disputou na competição, contra Espanha (ano passado), Romênia, Nova Zelândia, áustria, Estados Unidos e Chile. Enquanto isso, os espanhóis mostram-se preocupados, pois não têm um time entrosado. Os escalados pelo técnico Manolo Santana são Alex Corretja e Albert Costa.

mockup