Guga perde para Ivanisevic
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 11 de outubro de 1999
Por Chiquinho Leite Moreira 
Viena, 12 (AE) - Não faltou luta para Gustavo Kuerten. O brasileiro chegou a salvar três match points, antes de perder sua partida para o croata Goran Ivanisevic por 2 sets a 1, com parciais de 6/1, 6/7 (2) e 6/4. Com isso, Guga está eliminado do ATP Tour de Viena, áustria, e, sem passar pela primeira rodada, não marcou pontos para o ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP). Este foi o primeiro jogo entre Guga e Ivanisevic em uma quadra rápida, como o carpete de Viena.
As outras três partidas, realizadas na superfície de cimento e no saibro, o brasileiro tinha vencido. Só que agora, prevaleceu a força e precisão do saque do tenista croata, hoje o número 43 do ranking mundial. Para Guga, a derrota não significa prejuízos. Como não tem mais pontos, até o final do ano, para defender, esta semana passa a não contar e serviu apenas como mais uma lição em quadras de carpete, no caminho de sua preparação para o Mundial de Hannover, que será disputado em novembro, na Alemanha, com os oito melhores da temporada, em uma superfície idêntica a de Viena.
O técnico Larri Passos estava confiante num bom resultado de seu pupilo. Sua preocupação é prepará-lo bem para Hannover e, por isso, não esconde que seria importante conquistar bons resultados nestes torneios que antecedem o Mundial. Exatamente em busca de uma vitória no carpete, Guga decidiu participar do ATP Tour de Lyon, França, na próxima semana, competição que não fazia parte de seu calendário, mas agora poderá transformar-se num passo importante na sua caminhada até o Mundial.
Liderança - Estes torneios da temporada de inverno européia, todos realizados em quadras cobertas e de carpete, irão servir para definir o nome do jogador que irá terminar o ano de 1999 na liderança do ranking mundial. E esta disputa pela posição de número 1 do mundo, transformou-se numa briga de mocinho e bandido. De um lado está o preferido da torcida, o norte-americano Andre Agassi, hoje o líder; enquanto o outro está o pouco simpático e nada carismático Yevgeny Kafelnikov.
Para desespero dos fãs do norte-americano e amantes do tênis, o tenista russo é o único forte canditado a roubar a condição de número 1 de Agassi. Kafelnikov está empenhado em conquistar este objetivo. Tanto é que joga neste final de temporada cinco competições (Viena, Lyon, Stuttgart, Paris e Moscou), enquanto o líder Agassi só se inscreveu em Stuttgart e Paris, torneios válidos para a série Super 9.
Em Viena, o russo começou bem. Derrotou o sueco Thomas Enqvist - numa reprise da final do Aberto da Austrália deste ano - por 6/3 e 6/4. A surpresa da rodada foi a derrota do norte-americano Todd Martin para o checo Jiri Novak por por 7/)6 (3), 6/7 (5) e 6/4. Nos outros jogos do ATP Tour de Viena, Nicolas Kiefer - brigando por uma vaga para Hannover - derrotou Mariano Zabaleta (Argentina) por 6/3 e 6/4, enquanto o francês Sebastien Grosjean ganhou do suíço Marc Rosset por 6/3, 4/6 e 7/6 (5).


