Bogotá, 19 (AE-AP) - O bispo católico José de Jesús Quintero foi libertado hoje (19) por guerrilheiros do Exército Popular de Libertação (EPL), depois de ter sido mantido em cativeiro por 40 dias, informou a Caracol Televisión.
Quintero, bispo da cidade de Tibú, uma região de Catatumbo castigada pela violência guerrilheira e paramilitar na fronteira com a Venezuela, foi entregue pela guerrilha a uma comissão da Igreja Católica, encabeçada pelo monsenhor Alberto Giraldo, presidente da Conferência Episcopal colombiana.
A libertação ocorreu numa área rural do município de La Gabarra, 470 km a nordeste de Bogotá, depos que as forças militares saíram da região.
O EPL, a menor das guerrilhas que operam na Colômbia, alegou que o bispo foi sequestrado como forma de chamar a atenção do governo e da opinião pública para as atrocidades cometidas pelos grupos paramilitares que combatem a guerrilha nesta região, onde foram registrados este ano 15 massacres com mais de 160 vítimas.

mockup