Guerreiro conversa sobre convocação para explicar presença em camarotes da Telemar e da Telefônica
Brasília, 7 (AE) - O presidente da Anatel, Renato Guerreiro, esteve hoje na Câmara dos Deputados, onde conversou com o presidente da Comissão de Defesa do Consumidor, Salatiel Carvalho (PMDB-PE). Os dois conversaram sobre a convocação de Guerreiro para explicar à Comissão sua presença em camarotes da Telemar - no desfile de escolas de samba do Carnaval carioca - e da Telefonica - no Grande Prêmio de Fórmula Um de Interlagos - neste ano.
A convocação foi aprovada por unanimidade na última quarta-feira, atendendo a requerimento do deputado Luiz Bittencourt (PMDB-GO), que considerou imprópria a presença do presidente da Anatel em camarote de empresas fiscalizadas pela Agência que dirige. Segundo o presidente da Comissão, Guerreiro lhe disse que aceitou o convite por acreditar que não havia nada demais nisso, mas deu a entender que estava arrependido, tendo declarado, em tom de desabafo, que sentia-se cansado por estar carregando um "ônus muito pesado".
Salatiel Carvalho observou que o presidente da Anatel deveria ter mobilizado os deputados da base governista para defendê-lo na Comissão e disse que ele precisará apresentar uma explicação convincente, não só para os deputados, mas para a sociedade brasileira que viu as fotos dele nos camarotes das empresas telefônicas. "As agências reguladoras precisam ter autonomia e credibilidade e no quesito credibilidade ele está muito abalado", avaliou Carvalho após o encontro, acrescentando que "quem exerce função pública não pode fazer nenhum gesto que não possa explicar depois".
O deputado disse ainda que o mais grave, no seu entender
é o fato de o presidente Fernando Henrique Cardoso ter considerado o fato sem importância. "Ao aprovar o requerimento, a Câmara está dizendo que não é bem assim", afirmou Carvalho, informando que, na próxima quarta-feira, a Comissão marcará a data da audiência pública para as explicações de Guerreiro. Guerreiro não falou com a imprensa.





