Em cumprimento ao novo decreto municipal do prefeito Marcelo Belinati que estendeu o fechamento do comércio às áreas de lazer de Londrina, a Guarda Municipal percorreu, na manhã deste sábado (5), pontos como o Lago Igapó, Zerão e quadras esportivas para fazer a fiscalização e evitar a prática de atividades físicas e recreativa nestes locais.

Equipes da GM advertiram as pessoas sobre o decreto e orientaram para que retornassem para casa
Equipes da GM advertiram as pessoas sobre o decreto e orientaram para que retornassem para casa | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Os agentes lacraram parquinhos e outros espaços que, mesmo com a recomendação de isolamento social para evitar o contágio do coronavírus, continuavam a ser utilizados pelos moradores. Desde as primeiras horas da manhã era possível avistar pessoas caminhando pelas margens do Lago Igapó. Em patrulhamento, os agentes faziam a advertência às pessoas que se exercitavam.

Apesar da restrição, várias pessoas foram se exercitar nas margens do Lago Igapó na manhã deste sábado
Apesar da restrição, várias pessoas foram se exercitar nas margens do Lago Igapó na manhã deste sábado | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

“Não é o momento de as pessoas saírem de casa para correr ou caminhar. Se a pessoa deseja cuidar da saúde, o melhor que ela pode fazer é seguir a orientação das autoridades em saúde pública e ficar em casa”, disse o agente da GM Émerson da Silva. De acordo com o agente Vitório, em um primeiro momento as equipes vão fazer a orientação, mas se não houver colaboração, quem infringir as medidas do decreto poderá ser notificado.

Agentes lacraram parquinho no Lago Igapó 3 e as entradas para o Aterro
Agentes lacraram parquinho no Lago Igapó 3 e as entradas para o Aterro | Foto: Isaac Fontana/FramePhoto/Folhapress

Na noite desta sexta-feira, após confirmar a morte de um engenheiro de 37 anos por Covid-19, Belinati prorrogou em sete dias o fechamento do comércio, que fica restrito às atividades essenciais, e incluiu o fechamento das áreas de lazer. De acordo com o prefeito, a medida foi tomada após ser identificado que o primeiro caso de transmissão comunitária na cidade ocorreu há aproximadamente 20 dias.

Segundo o grupo de trabalho do Município, a próxima semana deverá ser o pico de contaminação do coronavírus em Londrina.