A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da Guarda Municipal, intensificou o patrulhamento preventivo pelas unidades de saúde, Terminal Rodoviário, escolas e creches municipais, Estádio do Café, entre outros prédios públicos, no último final de semana e feriado, entre os dias 12 e 15 de novembro. As informações são do Núcleo de Comunicação de Prefeitura de Londrina.

Entre os diversos serviços prestados, as equipes realizaram fiscalização na rua Paranaguá e nas demais ruas da região central. Nestes pontos, não houve registro de irregularidades.

Imagem ilustrativa da imagem Guarda Municipal divulga balanço das principais ações do final de semana e feriado
| Foto: Marcos Zanutto/16-11-2019

Na tarde do último sábado (13), as equipes da Guarda Municipal atenderam uma denúncia de uma festa que acontecia na rua Noel Porfírio de Andrade, em região de chácaras na região norte. No local, os guardas flagraram aproximadamente 200 pessoas, sendo que várias delas deixaram o espaço ao perceber a chegada das equipes.

O responsável pelo evento foi localizado. Ele informou que as pessoas pagaram para acessar o local. Os guardas identificaram alguns adolescentes presentes na festa. Em seguida, o Conselho Tutelar foi acionado para fazer o contato com os pais dos menores de idade.

Durante vistoria na chácara, os guardas encontraram escondidos em um arbusto oito frascos com uma substância não identificada e uma porção de maconha. Não foi possível identificar o proprietário dos objetos encontrados. O responsável pela organização da festa, que é maior de idade, foi encaminhado para a delegacia de plantão juntamente com os objetos apreendidos.

Já no início da manhã do último domingo (14) a Guarda Municipal foi acionada para atender a uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva na zona leste da cidade, no bairro Vila Ricardo. A vítima informou à central de emergência 153 que possui o documento judicial contra seu filho e que ele estaria dentro de sua residência.

A equipe da área foi atender a ocorrência e conseguiu flagrar o suspeito no local. Ele recebeu voz de abordagem e, em seguida, voz de prisão pelo descumprimento da medida. Depois, ele foi encaminhado para a central de flagrantes da Polícia Civil.

A Guarda Municipal também foi chamada, na manhã de terça-feira (16), através do telefone de emergência 153, para ir até uma residência localizada no Conjunto Novo Amparo, na zona norte, para atender uma ocorrência de violência doméstica. A vítima denunciou que foi agredida com chutes e arranhões.

A ocorrência foi repassada para a equipe da área que conseguiu chegar rapidamente e localizar o suspeito pela agressão. O denunciado recebeu voz de prisão e as partes envolvidas foram encaminhadas para a delegacia da Polícia Civil.

No final da manhã desta terça, as equipes do Grupo de Operações com Cães (GOC), da GM, e da Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), localizaram, após denúncia, aproximadamente 500 g de maconha dentro de algumas sacolas plásticas, enterrados em um fundo de vale nas proximidades da Escola Municipal Salim Aboriham, na zona norte. A ocorrência teve apoio dos cães farejadores Kadu e Kiko. O objeto foi apreendido e entregue na delegacia de plantão.

A central de emergência 153 da GM foi acionada por volta das 21h30 de terça para atender uma denúncia de descumprimento de medida protetiva em uma residência localizada na rua Nossa Senhora de Lourdes, na zona leste. A vítima denunciou que o seu ex-companheiro teria proferido ameaças contra ela e seus familiares.

Os guardas municipais foram até o endereço e conseguiram localizar o suspeito. Ele recebeu voz de prisão, foi encaminhado para a central de flagrantes e ficou detido.

Mulheres vítimas de violência doméstica com ou sem medida protetiva podem acionar a Patrulha Maria da Penha da Guarda Municipal através do aplicativo 153 Cidadão, disponível para Android e iOS, e inclusive pelo telefone de emergência 153, que funciona 24 horas.