Imagem ilustrativa da imagem Guarda Municipal 'deflagra' busca por nova sede em Londrina
| Foto: Anderson Coelho - Arquivo Folha

A GCM (Guarda Civil Municipal) procura um imóvel na área central que possa reunir em apenas um local as áreas operacional, administrativa e o sistema de comunicação da corporação e a Defesa Civil de Londrina. A expectativa é encontrar um local com valor de aluguel mais barato do que é dispendido atualmente com a sede operacional, conforme orientação da Procuradoria Geral do Município.

O prédio atual custa R$ 8,5 mil mensais aos cofres públicos e, segundo o secretário de Defesa Social de Londrina, coronel Pedro Ramos, a orientação da PGM é que o contrato de aluguel, que vale até fevereiro de 2020, seja rompido, em troca de outro local que seja mais vantajoso financeiramente.

Um edital de chamamento público foi publicado no Jornal Oficial do Município de sexta-feira (31) e traz especificações bastante singulares. “Não há um valor definido ainda. Só temos a ideia da metragem necessária. O objetivo com o chamamento público é que apareçam os interessados para nos dar essa noção de valor para propormos novo contrato”, diz Ramos.

Pelo edital, o imóvel procurado deve estar a um raio de até sete quilômetros da Catedral Metropolitana de Londrina, deve ter ao menos 1,5 mil m² e 600 m² de área construída, com, no mínimo, cinco salas de 8 m² cada. As exigências ainda contemplam uma sala de armas; sala com 50 m² ou maior; vestiários masculino e feminino com chuveiros e vasos sanitários; refeitório com pia, de 30 m² ou maior; pátio para estacionamento com pelo menos 800 m²; muros ou grades de, pelo menos, três metros de altura; e guarita de vigilância, entre outras exigências.

Ramos admite que as exigências são bastante peculiares, mas justificáveis. “Como se trata de acomodação para uma corporação composta de homens e mulheres, com grande rotatividade de equipes, tem armas e munições, não pode ser um simples prédio. Tem de se levar tudo isso em consideração.”

Mais informações podem ser encontradas na edição 3.806 do Jornal Oficial do Município (baixe aqui).