São Paulo, 1 (AE) - O guarda civil metropolitano Zenildo Vieira da Silva, de 43 anos, partiu de bicicleta, na manhã de hoje, do Centro Olímpico de Treinamento e Pesquisa de São Paulo com destino a Porto Seguro, na Bahia. Ele vai pedalar 2 mil quilômetros em 21 dias, passando por 81 cidades. A viagem faz parte do projeto "Redescobrindo o Brasil de Bicicleta", promovido pela Secretaria Municipal de Esportes. A previsão da chegada de Silva em Porto Seguro é o dia 22 de abril, data que marca o descobrimento do Brasil.
"A iniciativa é uma forma de homenagear o País por ocasião de seus 500 anos de descobrimento, e de mostrar a bicicleta como um meio de transporte viável e econômico, que não polui nem agride a natureza", disse o secretário de Esportes do Município de São Paulo, Fausto Camunha.
Esta é a quinta viagem oficial do ciclista, que já percorreu 17 Estados brasileiros. A primeira foi em 1992, de São Paulo até Paulo Afonso, na Bahia. O guarda civil pedalou 2,5 mil quilômetros em 19 dias. Desta vez, Silva pretende percorrer 120 quilômetros por dia. "Espero que cada pedalada seja um incentivo para este esporte no Brasil", destacou o ciclista.