Grupo vai apurar crimes contra ambiente e economia fica com DP
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 04 de janeiro de 2000
São Paulo, 04 (AE) - Com a extinção do Departamento de Polícia do Consumidor (Decon), em novembro de 1999, a Secretaria da Segurança Pública deixou de contar com setores especializados para o combate aos crimes contra a economia popular, saúde pública e meio ambiente. A Delegacia Geral de Polícia criou o Grupo Especial de Investigações sobre Infrações Contra o Meio Ambiente subordinado ao Departamento de Polícia Judiciária da Capital (Decap). O grupo vai coletar, centralizar e investigar as ocorrências praticadas contra o setor na capital. As queixas feitas nos plantões dos distritos serão encaminhadas para o novo setor.
O diretor do Decap, Gerson de Carvalho, chefe dos titulares dos DPs e das Seccionais de Polícia, montará a equipe. Segundo o delegado-geral, Marco Antônio Desgualdo, em breve, o setor funcionará na Secretaria Estadual do Meio Ambiente. Com o desmonte do Decon as Divisões também vão funcionar junto aos distritos. Os crimes contra economia popular e saúde pública deverão ser registrados e investigados pelos delegados plantonistas nos distritos. "Em três meses, vamos mandar 90 delegados para os DPs, além de investigadores e escrivães", disse Desgualdo.
A Divisão de Investigações sobre Crimes Contra a Fazenda continua na Avenida Indianópolis. A Divisão de Crimes Funcionais funcionará no Decap. (Renato Lombardi)