Rio, 31 (AE) - Até o fim da próxima semana devem estar fechadas as negociações do Grupo TeleTV (que explora o serviço 0900) com o Grupo Bloch para a compra da TV Manchete. A informação foi dada hoje por assessores do presidente do TeleTV, Amilcare Dallevo Júnior e advogados da TeleTV que se reuniram em São Paulo com representantes dos sindicatos dos Radialistas e Jornalistas da capital, do Rio e de Brasília.
"Eles queriam saber qual o passivo trabalhista para avaliarem a possibilidade de fechar o negócio", disse o presidente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo, Everaldo Gouveia. A reunião foi na terça-feira e durou três horas.
De acordo com Gouveia, pelo que os advogados da TeleTV disseram, "a intenção do grupo é fazer uma televisão comercial tradicional, com jornalismo e linha de shows, e manter, ao menos de início, a cabeça de rede no Rio de Janeiro". O grande temor dos sindicalistas era que a Manchete se tornasse um canal de televendas, diminuindo o mercado de trabalho.
Esta é a terceira tentativa de resolver a crise da emissora que, nos últimos seis meses, tirou parte de seus programas do ar, demitiu 800 funcionários e deixou de pagar os salários. O Banco Pactual tentou intermediar a venda, mas desistiu. Depois, a Igreja Renascer arrendou a emissora, mas a alta do dólar trouxe o rompimento do contrato. A Manchete tem um passivo calculado em R$ 250 milhões, entre dívidas com o INSS, o FGTS e trabalhadores. O Ministério das Comunicações deu prazo até 18 de maio para que o problema seja resolvido. O ministro Pimenta da Veiga tem se empenhado na venda da emissora, mas a dificuldade maior é que o comprador terá que assumir o passivo.