Teresina, 05 (AE) - O bingo Poupa-Ganha surgiu em maio de 1995 em Teresina, lançado pelo empresário Paulo Guimarães, dono do Grupo Meio Norte, que controla duas emissoras de TV, dois jornais, quatro emissoras de rádio, a distribuidora de remédios Imediata e uma revenda de automóveis. Atualmente, duas mil pessoas trabalham como revendedoras de cartelas do bingo, cuja extração semanal é transmitida ao vivo pela TV Meio Norte, afiliada da Bandeirantes. Até janeiro, a TV era afiliada do SBT, do empresário Sílvio Santos.
O Poupa-Ganha surgiu como um produto do Piauí, mas menos de um ano depois de seu lançamento, em 1996, expandiu-se para o Ceará, Pernambuco e Minas Gerais. "Nós fizemos o caminho inverso, chegando a São Paulo e consolidando um produto que tem como principal característica a sua seriedade", disse Sílvio Leite, diretor do Poupa-Ganha.
Desde outubro do ano passado, a direção do Poupa-Ganha está em São Paulo. É de lá que o empresário Paulo Guimarães comanda o bingo eletrônico. A mudança de Teresina para São Paulo aconteceu depois do lançamento do bingo em 14 estados e foi feita dentro de uma estratégia de consolidação também no mercado paulista, segundo admite Leite.
Contesta - Ele apresenta números para contestar as denúncias de sonegação fiscal e desvio de recursos para o caixa 2. "Só no Piauí, desde 1995, pagamos R$ 5 milhões em impostos e entregamos prêmios, num total de R$ 25 milhões", contou.
Segundo Leite , a tributação sobre os bingos é diferente
porque recairia sobre o montante de prêmios, não sobre o lucro. Ele afirma também que em todo o País existem 70 mil pessoas trabalhando com a venda de cartelas do Poupa-Ganha. Isso, no entender de Leite "é um aspecto social de importância inegável".