Grupo domina e assalta moradores de prédio no Rio
PUBLICAÇÃO
domingo, 07 de fevereiro de 1999
Por Irany Tereza 
Rio, 07 (AE) - Quatro homens armados invadiram hoje um prédio no Humaitá, na zona sul do Rio, e durante mais de uma hora e meia assaltaram sete dos dez apartamentos. Bem vestidos e demonstrando muita tranquilidade, eles agiram usando walkie-talkies. Levaram jóias, dólares, pequenos objetos de valor e cartões bancários eletrônicos com as respectivas senhas. Fugiram em quatro carros dos moradores.
O assalto ocorreu pouco antes do meio-dia, quando um rapaz que chegara para visitar a irmã foi dominado na portaria do prédio 42 da Rua Desembargador Burle, uma via de trânsito muito intenso.
Depois de renderem o porteiro, os ladrões foram fazendo reféns à medida que moradores ou visitantes chegavam ao edifício. Cerca de 20 pessoas, incluindo um senhora paraplégica, numa cadeira de rodas, foram feitas reféns no bicicletário, um cercado gradeado na garagem. As crianças (mais de dez) ficaram em outro local, também na garagem.
"O assaltante que ficou com a função de carcereiro repetia o tempo todo para ficarmos calmos porque o assalto já estava terminando", disse uma moradora, que não quis ser identificada. Segundo ela, nenhum deles se preocupou em esconder o rosto.
Na hora do assalto, havia muitas crianças na piscina da cobertura, onde estava sendo realizada uma festinha infantil.
Ao recolherem os cartões magnéticos dos moradores, os ladrões os ameaçaram, dizendo que se as senhas fornecidas estivessem erradas eles retornariam ao prédio. "Eles disseram que voltariam para matar todo mundo", disse um morador, que, ao ligar para o serviço bancário para sustar o cartão, foi informado de que já haviam sido feitos três saques, em caixas eletrônicos diferentes, num valor de R$ 1,7 mil.
Somente três apartamentos não foram assaltados: dois porque os moradores estavam viajando e o terceiro porque o morador estava dormindo.


