Grupo debate gestão do Aquífero Guarani
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 27 de abril de 2005
Fábio Galão<br>Equipe da Folha 
Curitiba- A Unidade Nacional de Execução do Projeto de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável do Aquífero Guarani tomou posse ontem, durante a abertura de um encontro em Curitiba onde será discutido o encaminhamento das ações visando a gestão do reservatório. O projeto foi criado em maio de 2003 com o objetivo de traçar estratégias de exploração do aquífero sem que haja esgotamento ou poluição dos recursos.
''Este encontro em Curitiba tem o objetivo de discutir em que pé está o projeto e envolver a participação da Unidade Nacional brasileira. Estamos numa fase de estudos técnicos do aquífero, que serão concluídos em 2007'', afirmou Luiz Amore, secretário-geral do projeto.
A proteção ambiental e o desenvolvimento sustentável do reservatório serão definidos a partir do trabalho de unidades nacionais constituídas nos quatro países onde o aquífero está localizado. Aproximadamente 850 mil quilômetros quadrados do Guarani encontram-se subjacentes ao território brasileiro. ''O reservatório já é aproveitado no Brasil. Grande parte do interior de São Paulo é abastecida por água do aquífero. Agora precisamos encontrar a melhor maneira de fazer a gestão desses recursos'', explicou Amore.
Sob o Paraná, encontram-se cerca de 130 mil quilômetros quadrados do reservatório. A Sanepar mantém 47 poços de exploração. Parte deles é utilizada em termas e a maioria serve como fonte de abastecimento de cerca de 300 mil pessoas. O diretor-presidente da Superintendência de Desenvolvimento de Recursos Hídricos e Saneamento Ambiental (Suderhsa) do Paraná, Darcy Deitos, informou que uma unidade estadual do projeto deve ser criada em breve.
''O Paraná tem desde o ano passado um grupo que está estudando o aproveitamento sustentável do aquífero. Esta equipe fará parte da unidade estadual. O número de poços de exploração no Paraná é pequeno, o que indica que o Estado está usando com responsabilidade os recursos do aquífero'', comentou Deitos.
SAIBA MAIS
- O Aqüífero Guarani é um reservatório de água subterrânea de 1,19 milhão de quilômetros quadrados de superfície total.
- O reservatório está localizado sob partes do território do Brasil, da Argentina, do Paraguai e do Uruguai.
- No território brasileiro, o aqüífero está localizado sob partes dos territórios de oito Estados: Paraná, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais, São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.(F.G.)


