Sid Sauer
De Campo Mourão
Um grupo de cerca de 100 homens ligados ao MST invadiu ontem, por volta das 7h30, a Fazenda Marajó, em Quinta do Sol (46 km ao norte de Campo Mourão). Segundo a Polícia Militar, os sem-terra chegaram usando uma ‘‘arma longa’’, fizeram ameaças aos funcionários e pegaram outras duas carabinas pertencentes à fazenda. A área tem cerca de 400 alqueires e pertence a Murilo de Araújo Almeida, de São Paulo.
O 11º Batalhão da Polícia Militar de Campo Mourão foi só comunicado da invasão por volta das 12 horas e mandou uma equipe para o local. Os funcionários da fazenda contaram à PM que demoraram para avisar a polícia porque estavam com medo de sofrer represálias se deixassem a área. Segundo os sem-terra, mais famílias devem chegar ao local. A Fazenda Marajó fica a cerca de 20 quilômetros de Quinta do Sol.
Sete MilO proprietário da Fazenda 7 Mil, Flávio Pinho de Almeida, determinou ontem a seus funcionários a retirada de mais um lote de gado, que anteontem foi abandonada pelos sem-terra no parque de exposições da Sociedade Rural Centro do Paraná (Sorcep), em Ivaiporã (150 km ao sul de Apucarana). As 650 famílias do MST que há mais de dois anos ocupam a fazenda, alegam que o gado impede o cultivo de lavouras de milho e feijão. Eles ameaçam soltar mais 3 mil cabeças de gado, nas ruas de Ivaiporã, se nos próximos dias o rebanho não for retirado da 7 Mil. Os animais soltos foram para uma pastagem arrendada no distrito de Jacuntinga, município de Ivaiporã. (Com Maurício Borges, de Apucarana)

mockup