Grupo de 50 famílias sem-teto ocupa 12 andares de prédio do INSS no centro Rio
PUBLICAÇÃO
sábado, 25 de dezembro de 1999
Por Roberta Pennafort (especial para a AE) 
Rio, 25 (AE) - Um grupo de 50 famílias do Movimento Nacional de Luta pela Moradia ocupou os 12 andares de um prédio do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), no centro do Rio, na madrugada de hoje. Segundo a coordenação do movimento, o local estava abandonado havia cinco anos. E Entre os invasores, existem alguns que moram com parentes ou amigos e outros que moram em imóveis alugados. Os sem-teto alegam que o prédio - na Avenida Almirante Barroso - foi "feito com o dinheiro do povo" e, por isso, têm direito a ocupá-lo. "As construções têm de ter uma função social", afirma o advogado do movimento e um dos coordenadores, André de Paula. As famílias - muitas delas com crianças - dormem em colchonetes doados e alimentam-se com a ajuda de pessoas de uma ocupação em outro prédio do INSS, também no centro. Eles fizeram "gatos" (ligações clandestinas) para conseguir energia elétrica.
A sem-teto Guiomar Araújo, de 69 anos, militante há anos
disse que não tem condições de pagar aluguel com o salário de acompanhante de pessoas idosas. "Meu filho, que me ajuda, está desempregado há sete meses", contou. "Com o que ganho, mal compro os remédios de que preciso."
O barbeiro autônomo Ricardo de Oliveira da Silva, de 40 anos, que participa da ocupação com oito familiares, critica o abandono do prédio. "É um absurdo existir um lugar grande como esse, com boas instalações, e totalmente abandonado pelo Estado." "Nós vamos lutar até o fim por nossos direitos; se vierem nos tirar daqui, vamos resistir."


