Um grupo de 15 índios da reserva Pinhalzinho, localizada em Tomazina (101 km ao sul de Jacarezinho), apresentou danças e realizou palestras ontem durante todo o dia para os estudantes da Escola de Educação Especial Renascer (Apae) de Santo Antônio da Platina. A programação fez parte do projeto Pluralidade Cultural desenvolvido na entidade.
Os professores da escola ficaram entusiasmados com o resultado da integração entre alunos e índios. Uma das coordenadoras do projeto, Sandra Regina Lemes Fogaça, disse que ao invés de cartilhas os estudantes tiveram acesso a algo real. Esta foi a segunda vez que os índios da reserva se apresentaram na cidade.
De acordo com o coordenador da reserva, Amilton Dias Machado, as lideranças indígenas em conjunto com a Funai têm desenvolvido projetos para resgatar a tradição da comunidade. Segundo ele, cerca de 60% dos índios perderam o contato com o idioma guarani e não mantêm a cultura. Machado disse que o principal problema da comunidade é o choque entre os valores estimulados pela comunidade branca.
A índia Andréia Lourenço, Djera no dialeto guarani, disse que a apresentação na escola foi uma experiência interessante. Ela frequenta o 2º grau em uma escola de Guapirama e pretende ser advogada ou telefonista, mas adianta que não deve permanecer na aldeia. ‘‘Tenho que estudar para seguir a minha vida’’, argumentou. (Benedito Teles)

mockup