Grupo ameaça derrubar primeiro vôo às Malvinas
Buenos Aires, 13 (AE-AP) - Um suposto "Comando 2 de Abril", com aparente caráter nacionalista, ameaçou hoje "destruir" o avião da empresa Lan Chile que realizará a primeira escala na Argentina, em seus vôos às Ilhas Malvinas, no sábado.
"Contamos (para destruir o avião) com mísseis FIN 92 Singer e SA 18Grouse, de baixa altitude", afirma um comunicado anônimo
recebido na redação da Associated Press em Santiago através de fax.
"Nosso objetivo é o de impedir de qualquer modo os vôos às ilhas Malvinas partindo da Argentina continental, por considerar que a retomada dos mesmos atenta seriamente contra nossos interesses", diz o comunicado.
"As responsabilidades pelas consequências recairão tanto sobre as autoridades argentinas como britânicas, na empresa Lan Chile e nos grupos de veteranos de guerra que apoiam tal iniciativa", acrescenta a mensagem.
Fontes governamentais e policiais consultadas pela AP não trataram com seriedade o comunicado e puseram em dúvida a existência de um "Comando 2 de Abril".
Em 2 de abril de 1982, o regime militar argentino tentou recuperar o arquipélago das Malvinas, que fora ocupado pelas forças britânicas em 1833, iniciando uma guerra que terminou com a derrota argentina em junho do mesmo ano.
O chanceler Guido Di Tella declarou hoje à imprensa, antes de tomar conhecimento do comunicado anônimo, que a primeira viagem às Malvinas será realizada quase que exclusivamente por familiares dos soldados argentinos mortos na guerra.





