Greve dos bancários tem adesão de 12 mil no PR
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 29 de setembro de 2009
Andréa Bertoldi<br> Equipe da Folha 
Curitiba - A paralisação dos bancários chegou a mais da metade das agências de Curitiba e Região Metropolitana ontem. De acordo com informações do Sindicato dos Bancários de Curitiba, 233 das 444 agências estavam fechadas ou 52% do total. No primeiro dia eram 144 agências. O serviço de autoatendimento continua funcionando normalmente. Ontem, 12.300 funcionários de um total de 17.800 tinham aderido à paralisação, além de seis centros administrativos. Como o HSBC conseguiu um interdito proibitório na Justiça, foram liberados quatro centros administrativos deste banco.
Além do HSBC, estão operando com interdito o Bradesco e a Caixa. O sindicato conseguiu derrubar ontem na Justiça o interdito do Itaú-Unibanco. Amanhã, a categoria tem a primeira reunião de negociação com a Federação Nacional dos Bancos (Fenaban), às 10 horas, em São Paulo.
Ontem à tarde, cerca de 60 bancários realizaram uma manifestação em frente à agência da Caixa da Praça Carlos Gomes, no Centro de Curitiba. No protesto foram apresentadas as reivindicações da categoria.
Em Londrina, cerca de 50 agências estavam paradas ontem. Além disso, a greve foi mantida ontem em Cascavel, Cianorte, Foz do Iguaçu, Maringá, Paranaguá, Pato Branco, Ponta Grossa, Telêmaco Borba, Apucarana, Campo Mourão, Cornélio Procópio, Guarapuava, Paranavaí, Toledo e Umuarama.
As principais reivindicações da categoria são reajuste salarial de 10%, participação nos lucros e resultados (PLR) de R$ 3.850 e mais três vezes o valor do salário, auxílio refeição de R$ 19,25, cesta-alimentação, auxílio creche e uma garantia de manutenção dos empregos.


