Greve de professores particulares deixa 200 mil sem aulas em BH
PUBLICAÇÃO
domingo, 27 de fevereiro de 2000
Por Euardo Kattah, especial para a AE 
Belo Horizonte, 28 (AE) - Cerca de 200 mil alunos de Belo Horizonte ficaram sem aulas hoje por causa da paralisação dos professores da rede particular de ensino, segundo o Sindicato dos Professores do Estado de Minas Gerais (Sinpro-MG). A entidade acredita que 60% da categoria aderiu à paralisação na capital mineira. Os professores reivindicam a manutenção de todos os direitos adquiridos na convenção coletiva de trabalho e uma reposição salarial de 8,39%, valor fixado com base no índice do INPC, e mais 2% de ganho real.
Numa assembléia realizada hoje, a categoria decidiu voltar retomar as aulas amanhã e quarta-feira, mas permanecendo em estado de greve. Uma nova paralisação está marcada para a quinta-feira, quando deve ocorrer uma concentração, a partir das 10 horas, em frente da sede do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino de Minas Gerais (Sinep-MG). Na ocasião, está marcada mais uma rodada de negociação entre os diretores do Sinpro e do Sinep. À tarde os professores realizam uma nova assembléia.
"Se após essa nova negociação não houver avanços, aí partiremos para o indicativo de greve sem tempo determinado", afirmou a presidenta do Sinpro, Celina Alves Padilha. O sindicato dos professores, no final da tarde de hoje, ainda não tinha dados para estimar o alcance do movimento no interior do Estado. De acordo com números do Sinpro, Minas Gerais tem mais de dois milhões de alunos matriculados nas escolas particulares e cerca de 35 mil professores.


