Greenpeace faz manifestação de apoio ao Porto de Paranaguá
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 29 de abril de 2004
Andréa Bordinhão<br>Equipe da Folha 
Curitiba- O Greenpeace encerrou sua estada no Paraná, ontem, com uma manifestação de apoio à decisão da superintendência do Porto de Paranaguá de não exportar soja transgênica. Integrantes do movimento visitaram o navio Galateia, que partiu no final da tarde com destino à Índia, carregado com 60,9 mil toneladas de soja não transgênica e colocaram uma faixa dizendo que ''sem transgênicos é melhor''. Hoje pela manhã o navio Artic Sunrise, do Greenpeace, deve voltar a Porto Alegre.
A ONG veio ao Paraná cumprindo a rota da expedição ''Brasil melhor sem transgênicos'' , lançada no dia 13 de abril no Rio Grande do Sul. Segundo o Greenpeace, o Estado é a principal área brasileira ''contaminada'' por transgênicos. O objetivo da campanha é defender o direito dos consumidores e agricultores de optarem por produtos sem organismos geneticamente modificados, expor os riscos da soja transgênica e preservar o meio ambiente. Os ativistas estão distribuindo um guia do consumidor, que apresenta os nomes dos principais produtores industrializados que contêm ou não transgênicos. A campanha ocorre paralelamente na Europa, Austrália e Nova Zelândia.
A primeira manifestação do Greenpeace no Paraná foi um protesto no supermercado Carrefour, em Curitiba. Ao tentar colocar cartazes perto dos produtos com ingredientes transgênicos, os ativistas foram reprimidos pelos seguranças.


