Grande Rio, Vila Isabel e Mangueira são destaques
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
Agência Estado 
Rio- Grande Rio, Vila Isabel e Mangueira se destacaram na segunda noite de desfiles das escolas de samba do Grupo Especial e estão na briga pelo título de 2010, ao lado de Unidos da Tijuca e Beija-Flor. Será uma surpresa se a campeã não sair dessa lista. A apuração ocorre hoje, às 15 horas. A última colocada desce para o Grupo de Acesso.
Seis escolas encerraram a festa na Marquês de Sapucaí. Com enredos mais fáceis e diretos, quase todas contagiaram o público. Embora chegasse ao Sambódromo com a pompa de favorita, a Portela, uma das mais tradicionais do Rio, destoou com um desfile frio, em que abordava a inclusão digital. Fantasias 'tecnológicas', sem os recursos das plumas e paetês, e um visual futurista, de criatividade duvidosa, não funcionaram na avenida.
Antes de a Portela cruzar a Sapucaí, Mocidade Independente e Porto da Pedra já haviam cumprido o papel. A Mocidade mostrou a busca do homem por paraísos e agradou. A Porto da Pedra de 2010 abriu mão da seminudez de seus componentes para vesti-los a critério de vários estilistas consultados pela escola para desenvolver um desfile sobre a moda.
A Grande Rio foi a quarta escola a entrar na Sapucaí. Contou a história da própria passarela do samba carioca e reeditou com carros bem acabados e graça alguns carnavais históricos. O samba chamou a atenção pela melodia e pelo número de autores: 12.
Um dos momentos marcantes da Grande Rio foi a passagem da bateria, na qual os ritmistas fantasiados de garis davam um colorido especial à pista e com paradinhas e coreografias levantavam o público. A presença do carnavalesco Joãosinho Trinta em um carro alegórico pode ser apontada como outro ponto alto do desfile da escola de Duque de Caxias, da Baixada Fluminense. Aos 76 anos, um dos ícones do carnaval carioca afirmou que estava se despedindo do Sambódromo.
A Grande Rio não recebeu a aclamação da Unidos da Tijuca, na véspera. Mas empolgou com técnica e muito luxo.
Em bonito tributo a Noel Rosa, pelo centésimo ano de seu nascimento, e com um samba cadenciado, considerado por muitos como o melhor de 2010, a Vila Isabel reverenciou outros compositores famosos, como Lamartine Babo, Ismael Silva e Cartola.
Normalmente, quando a última escola começa o aquecimento no setor 1 da passarela, boa parte da torcida já deixou o sambódromo. Não foi o que se viu na manhã de ontem. A explicação: quem encerrou o desfile foi a Estação Primeira de Mangueira. A mais famosa das escolas de samba do Brasil enalteceu no seu enredo a música popular brasileira.
A bateria da escola se destacou pela batida forte, o figurino - todos estavam com roupas de presidiários, cercados por uma grade - e por uma paradinha que fazia referência ao funk. O público não se intimidou com o cansaço e cantou o samba da Mangueira com vontade. A verde-e-rosa teve um revés no segundo carro, com um princípio de incêndio logo contornado.
São Paulo
A escola de samba Rosas de Ouro é a campeã do Carnaval 2010 de São Paulo, com 270 pontos, seguida por Mocidade Alegre e Vai-Vai. Havia 16 anos a agremiação - cujo enredo foi ''Cacau, um grão precioso que virou chocolate'' - não ganhava um campeonato.


