Grã-Bretanha lança manual contra tortura
PUBLICAÇÃO
terça-feira, 28 de março de 2000
Londres, 29 (AE-AP) - O governo britânico publicou nesta quarta- feira um manual que visa ajudar vítimas de tortura a levar seus agressores à justiça, contendo, por exemplo, dicas de como coletar evidências aceitas nos tribunais e diagramas de brutalidades cometidas contra o corpo humano, como o choque elétrico.
"Isso dará a grupos de direitos humanos e ativistas, advogados dos direitos civis e às próprias vítimas um guia prático e a informação necessária para se transformar a tortura, um testemunho pessoal de angústia, numa acusação internacional", declarou o secretário do Exterior britânico, Robin Cook.
O chamado Manual de Informação sobre Tortura de 160 páginas foi preparado por pesquisadores da Universidade de Essex, com financiamento do governo trabalhista do primeiro-ministro Tony Blair, que promove uma campanha contra a tortura.
Organizações dos direitos humanos elogiaram o livro, que evita identificar países acusados de práticas de tortura.
"A melhora na apresentação e divulgação de informações sobre a tortura pode ser um modo de salvar vidas", reagiu Eric Sottas, diretor da Organização Mundial contra a Tortura.
O manual, cuja elaboração custou o equivalente a US$ 237 mil, será traduzido para o espanhol, francês, russo e árabe e distribuído por embaixadas britânicas em todo o mundo. Já existe uma versão disponível em inglês no seguinte endereço eletrônico: http://www.essex.ac.uk/torturehandbook/english.htm.