São Paulo, 26 (AE) - Começa a operar amanhã o GoWAP, o primeiro site de busca, na América Latina, para ser utilizado em telefones celulares, usando a tecnologia WAP, da sigla em inglês para Protocolo de Acesso sem Fio. Quem comprou o celular versão WAP, na Europa ou Estados Unidos, pode ter acesso ao site em português pelo endereço www.gowap.com.br/go. As lojas brasileiras devem começar a vender os aparelhos habilitados para navegar na Internet dentro de um mês.
Para a criação da GoWAP, cerca de US$ 500 mil estão sendo investidos nos primeiros seis meses pela Rio Bravo Investimentos, que tem como sócios o ex-presidente do Banco Central Gustavo Franco e os economistas Luís Cláudio Garcia de Souza e Paulo Bilyk, do banco Pactual. A Rio Bravo dá o suporte financeiro à Embrion, incubadora de e-business, dirigida por Luís Henrique de Moraes. O GoWAP é o primeiro de uma série de dez projetos da incubadora.
O GoWAP também atua nas áreas de produção de conteúdo e consultoria sobre tecnologia WAP. Segundo Ricardo Anderáos, porta-voz da Embrion, essa tecnologia permite que telefones celulares acessem a Internet por um microbrowser embutido no aparelho. Esse software não acessa conteúdos da Web, que utilizam a linguagem HTML, apenas os criados na linguagem WML.
A tecnologia WAP é adotado pela Nokia, Ericsson, Motorola e Qualcomm. E a previsão é que ela ultrapasse o número de acessos da Web em 2004.