Brasília, 23 (AE) - O governo vai prorrogar por mais 30 dias o acordo emergencial feito com o setor automobilístico. O atual acordo, que permite a redução de 10% para 7% do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) incidente na venda de carros populares e de 25% para 20% para carros médios, vigora somente até quarta-feira.
A decisão do governo de prorrogar pela segunda vez o acordo é para evitar aumentos de preços dos carros ao consumidor e dar tempo para a conclusão dos estudos de medidas estruturais, como a renovação da frota e o estímulo à substituição de importações.
Na primeira negociação do governo com as montadoras, feita em março deste ano, o IPI foi reduzido de 10% para 5% na venda de carros populares e de 25% para 17% para os carros de porte médio.
A redução do IPI foi negociada com as montadoras, que, por sua vez, garantiram a estabilidade no emprego no setor automobilístico e dos preços. Nesta negociação, as empresas garantiram o emprego pelo prazo de 90 dias e a manutenção dos preços por 75 dias. Na prorrogação deste acordo, no final de maio e que vence na próxima quarta-feira, os preços se mantiveram inalterados por 90 dias e a garantia de emprego por 120 dias. O IPI dos carros populares foi reduzido de 10% para 7% e dos carros médios de 25% paraa 20%.

mockup