Governo não cogita desvincular piso previdenciário do salário mínimo, diz Ornélas
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 06 de dezembro de 1999
Por Neri Vitor Eich 
Brasília, 06 (AE) - O ministro da Previdência Social, Waldeck Ornélas, informou há instantes, por meio de sua Assessoria de Imprensa, que foi "autorizado pelo presidente Fernando Henrique Cardoso a esclarecer que o governo não cogita desvincular o piso previdenciário do salário mínimo" e que "a revisão do salário mínimo só será tratada em maio, como ocorre habitualmente".
No final da tarde, o porta-voz do Palácio do Planalto, Georges Lamazire, havia dito que o presidente Fernando Henrique Cardoso encomendara estudo para verificar a possibilidade de dissociar o aumento do benefício-básico da Previdência Social do reajuste do salário mínimo, "o que permitiria, eventualmente, conceder aumento maior ao salário mínimo sem causar problemas maiores no equilíbrio da Previdência Social".
Depois, o porta-voz deu outra rápida entrevista para corrigir a informação e afirmou que "não há estudo sobre aumento do salário mínimo", esclarecendo: "O que eu falei foi sobre a hipótese de se criar um salário de referência para a Previdência Social, não afirmei em nenhum momento que há estudos sobre aumento do salário mínimo."


