Brasília, 05 (AE) - A secretária Nacional de Justiça, Elizabeth Sussekind, liberou para exibição no Brasil o filme norte-americado "Dogma", que contém cenas de violência extrema e uso de drogas. A decisão deverá ser publicada no Diário Oficial da União de amanhã (06). A estréia do filme deverá ocorrer ainda este mês no Brasil. A única restrição imposta pelo Ministério da Justiça é que o filme seja exibido somente para maiores de 18 anos.
Produzido por Scott Mosier e dirigido por Kevin Smith, "Dogma" utiliza personagens bíblicos em meio a cenas de violência. "Nem se eu quisesse", disse a Secretária, "não haveria meios do Ministério da Justiça impedir a exibição". "Dogma" tem sido criticado por entidades religiosas ligadas à Igreja Católica. Desde que a proposta de liberação do filme começou a ser analisada, o Ministério da Justiça vem recebendo diversos pedidos para sua proibição. Foram cartas de entidades religiosas e não-governamentais que criticavam o filme de Mosier.
A expectativa de técnicos do governo é que a decisão poderá gerar uma polêmica quase idêntica à levantada depois da liberação do filme francês "Je Vous Salue Marie", de Jean Luc Goddard, lançado em 1986, que gerou protestos em cinemas americanos e de várias partes do mundo. Entretanto, segundo a secretária, quem achar que a liberação não é justa poderá recorrer à Justiça.