Governo estuda a questão dos incentivos para a Ford, diz Lafer
PUBLICAÇÃO
domingo, 11 de julho de 1999
Por Vânia Cristino 
Brasília, 12 (AE) - O ministro do Desenvolvimento Indústria e Comércio, Celso Lafer, disse hoje, que o governo está estudando a questão dos incentivos para a instalação de uma nova fábrica da Ford na Bahia. "O momento não é apropriado para fazer qualquer comentário antes de uma posição final do governo sobre o assunto", disse ele, entretanto, ao ser questionado se a concessão de incentivos à multinacional não criaria problemas para o País no Mercosul e na Organização Mundial de Comércio (OMC).
Após cerimônia de anúncio de novas facilidades de crédito para micro, pequenas e médias empresas, Lafer lembrou, que entre os objetivos do governo está a desconcentração industrial. O presidente do BNDES, José Pio Borges, também presente à cerimônia, disse que transferência da instalação da Ford do Rio Grande do Sul para a Bahia não fere nenhum acordo firmado no âmbito do Mercosul. Se gundo ele, a reclamação dos argentinos contra a mudança para a Bahia deve-se ao fato de que eles estavam esperando que 30% das peças a serem utilizadas pela nova unidade da montadora, se instalada no Rio Grande do sul, seriam importados da Argentina.
Posteriormente, com a desvalorização cambial, no entanto
segundo Borges, esta expectativa já se tinha reduzido a menos de 20%. A tendência, agora, é que esta parte importada venha a se reduzir para apenas 5% a 10%. O presidente do BNDES disse ter informações de que seriam montadas 17 indústrias satélites de autopeças para dar suporte à Ford, e portanto este fato deverá reduzir ainda mais as importações da nova unidade. Ele admitiu que o BNDES pode concender crédito também a essas indústrias, mas que nada ainda foi definido nesse sentido. Segundo Pio Borges, o potencial de investimento dessas indústrias é de R$ 900 milhões.


