Bogotá, 02 (AE-ANSA) - O governo do presidente Andrés Pastrana e dirigentes das principais confederações sindicais da Colômbia iniciarão na próxima semana as negociações sobre o documento com 41 petições para reorientar as políticas social e econômica, de acordo com um informe oficial.
Depois de concluir a greve cívica nacional à meia-noite de quarta-feira, tanto governo quanto sindicalistas concordaram que as negociações - que començarão na próxima semana - contêm temas de "solução a curto e médio prazo", o mesmo que outras mais complexas que "exigem longas discussões".
Um balanço inicial da greve indica que pelo menos duas pessoas morreram por disparos de armas de fogo, mais de cem ficaram feridas e outras 300 se encontram detidas.
No acordo para o fim da greve criou-se uma comissão de trabalho conjunto para revisar a lista de detidos, para que se liberte quem tenha acusações de atos ou condutas criminosas.
Nos setores mais populares do sul de Bogotá, e em Barranquilla e Cartagena, foram registrados atos descritos pela polícia como vandalismo, produzindo prejuízos milionários ao comércio.
A polícia informou ter recuperado uma "quantidade considerável" de eletrodomésticos, materiais de construção e outros objetos roubados por pessoas que assaltaram vários centros comerciais nas seis cidades e povoados.
Também foram incendiados mais de 10 veículos de transporte público e privado. Quase 50 pequenas tendas de alimentos e roupas foram parcialmente destruídas, segundo relatório provisório não oficial.
No entanto, na declaração conjunta do governo e do comando nacional da greve, destacou-se "comportamento pacífico e civilizado da maioria da população".
O prefeitos de Madrid, Mosquera e Funza - pequenas cidades próximas a Bogotá - levantaram hoje a ordem de toque de recolher
dada ontem, após os violentos distúrbios dos quais participaram centenas de pessoas que protestaram pelo alto custo dos serviços públicos e dos pedágios cobrados nas estradas.
Ontem, ao se restabelecer o serviço de transporte público urbano e intermunicipal, foram retomadas as aulas nas escolas e universidades particulares, enquanto as escolas públicas voltaram à ativa hoje.
Nem todas as medidas de segurança foram desativadas, mas já se permite a venda de bebidas alcoólicas e o trânsito noturno de motocicletas. A vigilância policial e militar diminuiu nas ruas, voltando ao normal, mas foi mantida a ordem de alistamento para situações emergenciais.

mockup