Curitiba - O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), anunciou nessa quarta-feira (18), em pronunciamento à imprensa, a restrição na entrada de ônibus interestaduais no Estado e o reforço no monitoramento das fronteiras com a Argentina e o Paraguai. A medida vale a partir desta quinta-feira (19). Ele também pediu que a Infraero reduza a chegada de aviões vindos de onde a pandemia do novo coronavírus já tomou proporções maiores.

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Paraná restringe chegada de ônibus interestaduais

"Estamos proibindo que ônibus de São Paulo, Distrito Federal, Rio de Janeiro e Bahia venham para o Paraná", diz. No caso dos voos, a decisão cabe ao governo federal. A Sesa (Secretaria de Estado da Saúde) confirmou 14 casos de Covid-19 no Estado, dois a mais do que o informado na terça-feira (17). Um foi registrado em Maringá e outro em Foz do Iguaçu. Curitiba segue com maior número de casos, com 8; seguida de Cianorte (2), Londrina (1) e Campo Largo (1). O caso de Pinhais, informado na terça-feira pela Sesa agora foi contabilizado para Curitiba, pois a notificação foi feita na capital. No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, há 291 pessoas contaminadas e mais de dois mil casos suspeitos.

"Estamos conseguindo fazer com que a epidemia chegue de forma mais branda no Estado", afirma o governador. Ele pediu que todos os cidadãos ajudem a cuidar dos idosos, que fazem parte do grupo de risco, e reforcem a atenção com a higiene. "Não é proibido sair de casa. Você pode ir ao supermercado, farmácia, visitar o vizinho. O que temos de evitar é o relacionamento muito próximo uns com os outros e ficar em aglomerações".

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Paraná restringe chegada de ônibus interestaduais
| Foto: Roberto Custódio

Ratinho garante que não haverá desabastecimento e que as pessoas não precisam se preocupar em estocar alimentos ou outros produtos em casa. "O Paraná é o maior produtor de alimentos do mundo. Não vai acontecer falta de comida no Estado. As nossas indústrias estão trabalhando", conta. Ele deve apresentar, em breve, medidas de caráter econômico, para auxiliar micros e pequenas empresas.

Sobre o álcool em gel, que em muitos lugares está em falta ou é vendido a preços abusivos, o governador anunciou que aumentará o cerco às empresas. "Quem estiver cobrando preço além da normalidade deve ser denunciado ao Procon. Nós estamos decidindo cassar o alvará de funcionamento da empresa. Não vamos admitir abuso e exploração com as pessoas nesse momento".

ESCOLAS

O governador já tinha informado a suspensão das aulas nas escolas e universidades públicas e particulares a partir dessa sexta-feira (20). "Tomamos a providência de deixar as crianças em casa. Vamos mandar conteúdo escolar pela internet e diariamente estamos tomando providências. Temos de acompanhar os acontecimentos".

Os estabelecimentos, contudo, ficarão abertos, mesmo sem a presença de estudantes. Segundo a portaria do Executivo, funcionários deverão se revezar para o recebimento da merenda, distribuição dos produtos do programa “Leite das crianças” e também para fornecer documentos às mães e pais que eventualmente procurarem os estabelecimentos.

A medida foi criticada pela APP-sindicato, que representa os professores dos colégios estaduais. Para a entidade, o governo com isso expõe diretores, funcionários e a própria comunidade à doença. A APP defende o fechamento imediato das instituições.

ANTT

Na terça-feira (17), a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) emitiu uma portaria em que suspende o transporte internacional de passageiros e determina que as empresas de transporte rodoviário cumpram o protocolo de higienização dos veículos. Quanto ao transporte interestadual, a agência informa que decidiu permitir a redução da frequência de horários e sustentou que a competência para suspender a operação de transportes rodoviário de passageiros interestadual e internacional é “exclusiva” da ANTT. (colaborou Vitor Struck)