Com a melhora do panorama, o Governo do Estado não renovou as medidas restritivas contra a Covid-19. A decisão é baseada em indicadores positivos que apontam para um cenário mais estável no Paraná: com relação a duas semanas atrás, há uma queda de 55% nos casos diagnosticados e de 52% nos óbitos registrados. As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Imagem ilustrativa da imagem Governo do Estado suspende decretos com medidas restritivas
| Foto: Geraldo Bubniak/AEN

Com a suspensão, passam a valer apenas as decisões municipais, estabelecidas por cada prefeitura. O Decreto em vigência até esta terça-feira, limitava a lotação de eventos em locais abertos a 80% da capacidade de público, e 70% em locais fechados. Em ambos os casos, o limite não poderia ultrapassar 15 mil pessoas.

O quadro epidemiológico vai ser avaliado diariamente pela Secretaria de Estado da Saúde. Mesmo com o fim do decreto, o uso de máscara continua obrigatório em todos os espaços públicos. Quem não cumprir a lei pode pagar entre 106 e 533 reais de multa no caso de pessoas físicas; e entre 2.100 e 10.600 reais para pessoas jurídicas.

Pela primeira vez desde o ano passado, o Paraná não teve nenhuma morte por Covid-19. O marco aconteceu neste domingo. Um levantamento da Secretaria Estadual da Saúde já tinha mostrado que, nos primeiros dez dias deste mês, 86% dos municípios do Paraná não tinham registrado nenhuma morte em decorrência do coronavírus. Os resultados são consequência direta do aumento na vacinação. No total, mais de 80% da população paranaense adulta está completamente imunizada.