Brasília, 05 (AE) - O governo não vai enviar ao Congresso a emenda constitucional que fixa idade mínima para a aposentadoria
como vinha sendo estudado pelos Ministérios da Previdência e da Fazenda. O líder do PSDB na Câmara, Aécio Neves (MG), disse que na reunião dos líderes dos partidos da base governista com o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência da República, Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), chegou-se a um consenso de que este não é o momento certo para o governo reiniciar a discussão sobre o tema.
Segundo Aécio, os líderes consideram que este é o momento de rearticulação da base governista e seria inconveniente discutir um projeto polêmico, que já foi rejeitado no ano passado durante a votação da reforma da Previdência. "Não vamos gerar expectativas que não podem ser cumpridas", afirmou o líder tucano, acrescentando que o governo tem que definir o que realmente é prioridade. O governo vinha recebendo pressão, principalmente do PMDB, para não insistir na emenda.
Entre as prioridades, Aécio mencionou a votação da Lei de Responsabilidade Fiscal como uma das prioridades para este semestre. Ele informou que o ministro do Planejamento, Orçamento e Gestão, Martus Tavares, estará se reunindo com as bancadas dos partidos governistas para discutir a proposta do governo e esclarecer as dúvidas dos deputados. "Queremos votar a Lei de Responsabilidade Fiscal na Câmara até o final deste semestre", disse o líder do PSDB.
Aécio Neves disse ainda que está otimista em relação às reformas tributária e do Judiciário. Ele prevê que ambas poderão estar votadas no plenário da Câmara até outubro. O deputado disse também que os líderes governistas deverão se reunir na próxima terça-feira (10) com o relator do projeto que define as carreiras típicas de Estado, deputado Luciano Castro (PSDB-RR), para decidir se outras carreiras serão incluídas entre as que terão maior grau de estabilidade no serviço público. O objetivo dos líderes é votar o projeto das carreiras e o que disciplina o regime de emprego público do funcionalismo federal até a próxima quarta-feira.

mockup