Governo desiste da Hidrovia Paraguai-Paraná
PUBLICAÇÃO
quarta-feira, 10 de janeiro de 2001
Agência Estado De Brasília 
O ministro dos Transportes, Eliseu Padilha, afirmou ontem, durante a reunião com o governador do Mato Grosso do Sul, Zeca do PT, e o interino de Mato Grosso, Rogério Sales, que deverá encaminhar ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) um ofício desistindo do projeto da Hidrovia Paraguai-Paraná. Não há mais interesse do Ministério dos Transportes em construir uma grande hidrovia, disse.
Segundo o ministro, a via navegável dos rios Paraguai e Paraná continuará sendo explorada, como já vem ocorrendo secularmente. Dessa forma, no entendimento do ministério, a Advocacia-Geral da União poderá entrar com pedido para que seja cassada a liminar concedida pela Justiça Federal em Mato Grosso do Sul que suspendeu as licenças ambientais para realização de obras da hidrovia. À medida em que não há a implantação da hidrovia, as licenças estão convalidadas, disse Padilha.
O ministro afirmou que a proposta de suspender as obras foi aprovada pelo Comitê Intergovernamental da Hidrovia Paraguai-Paraná, integrada por representantes do Brasil, da Argentina, do Paraguai, da Bolívia e do Uruguai. De acordo com ele, o comitê vai elaborar um plano de gestão ambiental e o Ibama deverá definir o que é necessário para manter a navegação na hidrovia. Segundo o ministro, as empresas que exploram a navegação na via deverão adaptar as suas embarcações.


