Governo constrói cinco presídios industriais
PUBLICAÇÃO
segunda-feira, 24 de novembro de 1997
Agência Folha 
O governo do Paraná pretende erguer nos próximos três anos cinco penitenciárias industriais no Estado, cada uma com capacidade para abrigar até 240 presidiários. O projeto conta com a parceria da iniciativa privada, que vai preparar os presos para o exercício de uma atividade profissional em troca de mão-de-obra.
Segundo o secretário da Justiça e da Cidadania do Paraná, Edson Vidal Pinto, uma das virtudes do projeto desses presídios é a qualificação do detento para reintegrar-se ao mercado de trabalho depois do cumprimento de sua pena. Outras vantagens apontadas pelo secretário são a descentralização do sistema, hoje concentrado na Região Metropolitana de Curitiba e no Norte do Paraná, e a redução da ociosidade entre a população carcerária.
A Penitenciária Industrial de Guarapuava (260 km a oeste de Curitiba) deve estar pronta em fevereiro de 98. O custo da obra é de R$ 3,6 milhões - 20% pagos pelo governo do Estado e 80% pelo governo federal. As obras da Penitenciária Industrial de Cascavel serão concluídas até o fim de 98. Outras três serão instaladas em Ponta Grossa, Londrina e Maringá.


