O prefeito Marcelo Belinati (PP) falou na manhã desta sexta-feira (7) sobre um projeto considerado inovador que vem sendo ventilado para o transporte de passageiros em Londrina, o de um teleférico que ligaria a Rodoviária ao Calçadão. Inspirado nos modelos instalados em Bogotá (Colômbia) e La Paz (Bolívia), o equipamento elétrico teria a capacidade de agilizar o trajeto, de cerca de 2,5 quilômetros, para menos de três minutos, e faria parte de uma série de mudanças que estão sendo estudadas para o transporte metropolitano de passageiros na região.

.
. | Foto: Fabio Alcover/Grupo Folha

“É um projeto inovador, muito bacana, que vai agregar muitas coisas para a cidade de Londrina, mas ainda em fase de estudos”, disse. A novidade foi apresentada ao prefeito pelo governador Ratinho Junior (PSD) na semana passada, no Palácio Iguaçu. Embora a ideia do teleférico de Londrina seja voltada para atender o transporte de passageiros, o modal também possui forte apelo para o turismo, área que o governo do Paraná vem apontando como estratégica para a recuperação econômica, especialmente dos municípios do interior do estado, no período pós-pandemia.

Por enquanto, um projeto ainda está sendo analisado pela coordenadoria regional da Casa Civil em Londrina. “Estão sendo feitos os estudos de viabilidade, de que maneira isso vai melhorar a qualidade de atendimento do transporte da população da região, então está ainda em fase inicial. Nos próximos meses, com certeza, vamos ter os dados técnicos, se é viável ou não., se vale a pena ou não”, disse.

No escopo deste mesmo projeto está a possibilidade de transformação do Terminal Rodoviário José Garcia Villar em um terminal metropolitano, atendendo, também, a demanda de passageiros do transporte coletivo que hoje utiliza o Terminal Urbano de Londrina. A informação foi repassada pela coordenadora regional de Londrina da Casa Civil, Sandra Moya, à RIC TV na tarde desta quinta-feira. Moya afirmou que o objetivo é o atendimento da população que depende do transporte coletivo e que a tarifa cobrada pelo teleférico teria que custar um valor similar à do transporte coletivo, diferentemente da que é cobrada em cidades como Campos do Jordão, pelo menos R$ 25. Já Belinati falou em "gratuidade" para o uso do equipamento.