O governo do Estado assina, nesta quinta-feira (17), um convênio para o repasse de R$ 16,4 milhões ao município de Cornélio Procópio (Norte Pioneiro) para estruturação do Hospital Regional Pioneiro, por meio da aquisição de equipamentos e mobiliários, para melhorar o atendimento aos usuários do SUS da 17ª, 18ª e 19ª Regionais de Saúde.

Imagem ilustrativa da imagem Governo assina convênio para repasse de R$ 16,4 milhões a Cornélio
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O secretário estadual de Saúde, Beto Preto, afirmou que parte desses recursos é oriunda da devolução de verba da Assembleia Legislativa. “É um grande convênio para a aquisição de equipamentos e enxoval para o hospital regional que está sendo construído lá há 10 anos”, destacou.

“Assinando amanhã [quinta, 17], eles devem ser pagos na terça-feira (22) ou quinta-feira (24) da semana que vem. O hospital é um convênio entre a Secretaria de Estado da Saúde e Fundo Estadual de Saúde com a prefeitura do município de Cornélio Procópio. O município será o responsável por licitar os equipamentos, buscar o melhor preço, e fazer as licitações e as concorrências públicas”, destacou.

“Apesar de se chamar Hospital Regional de Cornélio, ele tem relação com o governo federal, com o Ministério da Saúde, que investiu recursos para iniciar a obra”, afirmou. A inauguração, apontou, ainda ficará mais para a frente. “Será preciso realizar a licitação dos equipamentos e definir a modalidade do hospital, se vai ser público ou se vai ser via concessão para uma entidade filantrópica. Essa definição precisa ser feita pelo município de Cornélio e pelos municípios da região”, expôs.

LEIA TAMBÉM:

+ Cornélio Procópio se consolida como polo regional do Norte Pioneiro

Atualmente os pacientes da região são atendidos pela Santa Casa de Cornélio Procópio, Santa Casa de Bandeirantes e hospital Santa Alice, em Santa Mariana. "A região tem um grande movimento de cirurgias eletivas pelo SUS nos hospitais, principalmente nos hospitais de Londrina e na macrorregião norte, o município de Arapongas faz a retaguarda de cardiologia de alta complexidade."

Sobre a possibilidade da construção do AME (Ambulatório médico de especialidades) ao lado do Hospital Regional, o secretário afirmou que a pasta está terminando os últimos detalhes dos projetos complementares. “Nós queremos lançar esse projeto ainda em março, com as unidades de Paranavaí e Campo Mourão como parte do primeiro lote. O segundo lote será anunciado logo depois e terá também o lançamento das obras em União da Vitória, em Irati e em Paranaguá. Nós já lançamos um de Jacarezinho, mas tivemos problemas na licitação, pois o vencedor do certame não está conseguindo apresentar os projetos complementares para as edificações e estamos verificando como proceder.”

Receba nossas notícias direto no seu celular. Envie também suas fotos para a seção 'A cidade fala'. Adicione o WhatsApp da FOLHA por meio do número (43) 99869-0068 ou pelo link wa.me/message/6WMTNSJARGMLL1.