Imagem ilustrativa da imagem Governo adia prazo de abertura das inscrições para PSS de professores
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

O PSS (Processo Seletivo Simplificado) para a contratação de 4 mil professores no Paraná teve o prazo inicial de inscrições adiado novamente em razão de ajustes no sistema. O processo é conduzido pelo Cebraspe (Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos), com sede em Brasília.

A data inicial das inscrições prevista para sexta-feira (6), já havia sido remarcada para esta segunda (9). No entanto, o prazo não foi suficiente para as adequações.

Imagem ilustrativa da imagem Governo adia prazo de abertura das inscrições para PSS de professores
| Foto: Gustavo Carneiro - Grupo Folha

Os 4 mil docentes serão convocados para atuar na rede estadual de ensino em 2021. Além da prova de títulos e do tempo de serviço, critérios adotados em seleções anteriores, será realizada a prova presencial com questões relacionadas à área de conhecimento conforme a disciplina escolhida pelo candidato. A prova de redação e a banca, que fariam parte da seleção, foram retiradas do processo.

A Seed (Secretaria de Estado da Educação) informou que o exame será aplicado em 13 de dezembro, seguindo normas estabelecidas por meio de um protocolo de segurança aprovado pela Sesa (Secretaria de Estado da Saúde). No entanto, a APP Sindicato, que representa a categoria, questiona a necessidade da prova presencial em meio à pandemia.

“Entendemos que o próprio Estado tem adiado a realização de concursos. Nós temos muita preocupação com essa questão da prova presencial. A gente entende que a Seed não está tendo esse cuidado e vai expor a vida das pessoas. Isso é grave", avalia o presidente da APP Sindicato, Hermes Leão.

Conforme a Seed, profissionais que fazem parte do grupo de risco de infecção pelo novo coronavírus poderão participar da seleção. Porém, mesmo que a classificação esteja dentro do número de vagas ofertadas, os docentes não serão chamados em razão da Covid-19. A regra também é questionada pelo sindicato.

"A gente tem chamado a atenção também para esse aspecto. Diz respeito à vida, ao emprego dessas pessoas. Estamos buscando um debate", afirma o presidente da APP. O sindicato solicitou ao governo a prorrogação dos atuais contratos temporários, tanto de professores quanto de funcionários das escolas, até o final da pandemia e ainda ingressou com um pedido de impugnação do edital, mas, conforme a assessoria da Seed, não há previsão de alteração nos critérios de seleção já estabelecidos.

As inscrições para o PSS poderão ser feitas entre os dias 11 e 23 de novembro no site https://www.cebraspe.org.br/concursos/seed_pr_20_professor. O valor da taxa varia entre R$ 60 (para uma disciplina) e R$ 150 (para duas disciplinas). Conforme Leão, uma reunião com representantes da Casa Civil e da APP Sindicato foi agendada para 17 de novembro. Segundo ele, a data será marcada pela mobilização da categoria em todo o Paraná.