Governadores do Sul querem fortalecer BRDE
PUBLICAÇÃO
quinta-feira, 13 de maio de 1999
Por Ayrton Centeno 
Porto Alegre, 14 (AE) - Os governadores do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul defenderam hoje a manutenção e o fortalecimento do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE). O pedido será formalizado em carta a ser remetida ao presidente Fernando Henrique Cardoso e ao ministro da Fazenda, Pedro Malan.
Eles querem ainda o retorno dos repasses do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). E que o BRDE seja incluído no rol das organizações autorizadas a movimentar recursos do Fundo de Amparo do Trabalhador (FAT).
Olívio Dutra (RS), Jaime Lerner (PR) e Esperidião Amin reivindicam ao Banco Central, também, autorização para contratar financiamento de R$ 154 milhões destinado à implantação de redes de distribuição do gás que virá através do gasoduto Brasil-Bolívia.
As iniciativas foram divulgadas durante encontro, em Porto Alegre, que reuniu, além dos quatro Estados do Sul do Brasil e com assento no Conselho de Desenvolvimento e Integração do Sul (Codesul), os governadores ou representantes das províncias argentinas de Corrientes, Missiones, Formosa, Chaco, Santa Fé e Entre Rios. Enviados de nove departamentos do Paraguai, da Junta de Galícia (Espanha), da região da Toscana (Itália) e da Conferência de Regiões Periféricas e Marítimas (CPRM), da Europa, também participaram.
Cem técnicos, divididos em oito grupos, discutiram, durante dois dias, temas de cooperação entre os Estados e províncias argentinas. Depois, os governadores assinaram protocolos de intenções tratando de infraestrutura, ciência e tecnologia, agricultura, defesa civil, meio ambiente, transportes, saneamento, saúde, comércio e indústria. Foi a 8a. Reunião do Foro Permanente de Governadores do Codesul/Crecenea Litoral. A sigla Crecenea/Litoral identifica a Comissão Regional de Comércio Exterior do Nordeste Argentino, formada por seis províncias.


